AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

domingo, 18 de dezembro de 2016

PRESÍDIO COM A AGRICULTURA FAMILIAR TRICORDIANA

PRESÍDIO COM A AGRICULTURA FAMILIAR TRICORDIANA

Dr Mauricio Gadbem

Você, que me acompanha, sabe que desde o começo de dezembro venho me dedicando a fomentar a Agricultura Familiar tricordiana. Trata-se de uma política pública agrária e alimentícia das mais importantes em desenvolvimento no país. Porém, para quem vive nas cidades, a visibilidade da Agricultura Familiar é mínima.



Pouco nos damos conta de que se trata de um setor da sociedade que responde por cerca de 90% da atividade econômica nas cidades com até 20 mil habitantes (como tantas bem próximas de nós). Ou que 40% da população brasileira economicamente ativa, labuta em estabelecimentos familiares*.
Ontem (14/12), estive na penitenciária estadual de Três Corações, em companhia de representantes da EMATER e da Associação dos Agricultores Familiares do São Bentinho. Fomos recebidos pelo diretor geral da casa, Dr. Joel Cardoso de Souza, e pelos diretores administrativo e de recuperação, Sra. Alessandra e Sr. Alencar. Participou também da reunião a nutricionista, Sra. Fernanda, representante da empresa Nutrição, contratada por licitação para cuidar da alimentação na casa.
Conversamos sobre a importância social do fomento à Agricultura Familiar tricordiana, para evitar-se o êxodo rural, garantir-se a qualidade orgânica da alimentação do presídio e como forma de redução do impacto social negativo causado pela presença da unidade penal em nossa cidade. Com apoio irrestrito da direção do presídio, abrimos excelente interlocução com a Nutrição para incluir a Associação das Famílias Agricultoras do São Bentinho nas tomadas de preço que a empresa faz para a compra de hortifrutis.
Conjuntamente, Direção do Presídio, meu gabinete, EMATER e Associação de produtores trabalharão para formatar soluções comerciais e contrapartidas sociais para viabilizar o início de uma relação duradoura entre a da agricultura familiar tricordiana e a cozinha do presídio estadual de nossa cidade.
Criatividade e organização social, sinergia e soluções!

JUNTOS PODEMOS +
*Dados: Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, do Governo Federal.
Dr Mauricio Gadbem