Palace Hotel - Caxambu

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Caminhão Itinerante do Ciência em Movimento leva conhecimento aos municípios mineiros

Caminhão Itinerante do Ciência em Movimento leva conhecimento aos municípios mineiros

O Programa Ciência em Movimento, da Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai levar conhecimento científico e informações para os municicípios de Minas Gerais por meio de um caminhão itinerante. A primeira parada será em Mateus Leme nos dias 16 e 17 de agosto.

O conteúdo das exposições e as atividades interativas estão relacionados a temas como morfologia animal, principalmente sobre abelhas, aracnídeos e serpentes; venenos e anti-venenos; denominação de origem da própolis verde; denominação de origem do mel de aroeira mata seca; leishmaniose, dengue, zika vírus e Chikungunya; análise de alimentos; história da Fundação Ezequiel Dias; atividades interativas, jogos, treinamentos e oficinas.

“Levamos para a cidade também a parte de animais peçonhentos e, como são animais que geram muita curiosidade e dúvidas, informamos detalhes sobre eles, como vivem, onde são encontrados, quais os perigos. Os alunos, professores, pesquisadores se interessam muito especialmente quando tem cobra, aranha e escorpião”, explica o monitor do caminhão, Leonardo Noronha.

Cidades como Cataguases, Ituiutaba, Caxambu, João Monlevade, Itanhandu, Unaí, Divinópolis, Passa-Quatro, Palma, Chapada Gaúcha, Montes Claros, Florestal, Governador Valadares e Dores do Indaiá já foram contempladas pelo projeto.

Ciência em Movimento

Com o objetivo de popularizar a ciência e divulgar o conhecimento, o programa foi criado em 2012 e realiza atividades itinerantes por meio de uma abordagem lúdica e popular, estabelecendo um diálogo entre os pesquisadores e a sociedade relacionando ciência, tecnologia, saúde e cultura.
Desde sua implantação, o programa percorre municípios com seu caminhão baú que, além de transportar todo o material, também funciona como espaço expositivo. De 2012 a 2016, atendeu 728 escolas e, só neste ano, já realizou 17 exposições, com uma média de 106 escolas atendidas.

A agenda do programa para o 2º semestre de 2017 ainda vai contemplar as cidades de Riachinho (21 a 26 de agosto); Belo Horizonte - Praça da Liberdade (15 a 17 de setembro), Museu da PUC (3 a 6 de setembro); Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (9 a 13 de outubro); Viçosa (6 a 11 de novembro); Porteirinha (20 a 25 de novembro); São Sebastião do Paraíso (30 de novembro a 2 de dezembro). 


Paula Bicalho

Fonte: Hoje em Dia