AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Carta aberta à população de Caxambu


Carta aberta à população de Caxambu.

A prefeitura não tem condições de gerir o Balneário do Parque das Águas, isto é fato.

Mantê-lo da maneira que se encontra – hora funciona, hora não - é o máximo que a prefeitura vai conseguir fazer. É importante destacar que isso não se deve aos funcionários que atualmente lá se encontram prestando serviços, sabemos que o que depender deles será feito, no entanto, temos consciência de que há necessidade de se buscar algo muito maior, pois o Balneário, com todos os recursos que oferece, no momento, está sendo subutilizado.

Através do Balneário será possível estender e fortalecer a rede turística de prestação de serviço existente no município. Senão, vejamos: com o Balneário em pleno funcionamento e sendo divulgado de forma ampla, profissional e competente, teremos condições de atrair muito mais turistas para o município. Com isso, o movimento no Parque das Águas irá aumentar, possibilitando melhorias em suas condições físicas; consequentemente, teremos mais movimento nos hotéis com o aumento de turistas. Estes estabelecimentos, por sua vez, terão condições de investir em melhorias e contratar mais pessoas para trabalhar. Essas contratações associadas ao aumento no número de visitantes circulando pela cidade irão proporcionar mais renda e aquecer o comércio local que, por sua vez, também irá se expandir e criar mais oportunidades de empregos. Mais empregos, mais renda, mais investimentos, mais empregos: cria-se então um círculo virtuoso!!!

ATRAÇÃO + TURISTAS + SERVIÇOS + EMPREGOS + RENDA = MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA

A solução do problema parece fácil, mas ainda ficam algumas perguntas no ar:
1- Quem poderia gerir o Balneário, solucionando o problema?
2- Como seria a participação do município?
3- Haveria compensação social para a comunidade se fosse uma empresa privada?
4- Alguém está cuidando disso para que algo aconteça?

Responderei às perguntas de trás para frente:
4- Sim, a Câmara de Vereadores de Caxambu, através de sua presidência, entrou em contato com a direção de uma empresa regional para propor parceria com o município na gestão do Balneário Hidroterápico do Parque das Águas.

3- Foi feita uma proposta de parceria para que a empresa, a princípio, realizasse no nosso Balneário o mesmo trabalho social que realiza atualmente em outro município, cujo foco principal é a prevenção de doenças e a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Há possibilidade dessa parceria crescer; e com isso, a compensação social se ampliar. Esta empresa conta hoje com 15 milhões de associados no Brasil.

2- A participação do município seria fundamental, pois ela viabilizaria a gestão competente e moderna do Balneário dotada de um plano de trabalho profissional voltado para o desenvolvimento sustentável.

1- A primeira opção seria esta empresa.

Estivemos com a direção desta empresa em várias oportunidades. No momento, aguardamos autorização para que possamos divulgar seu nome. Estamos aguardando também a conclusão de estudos de viabilidade e a apresentação de uma proposta formal de trabalho conjunto para que ela seja apresentada à comunidade em uma reunião pública que será marcada em breve.

Ao concluir, quero deixar bem claro que em momento algum estamos impondo uma situação. Apresentamos aqui uma proposta de solução para a situação de carência que se encontra o Balneário do Parque das Águas e o turismo local.

Temos consciência de que, antes de qualquer decisão por parte das autoridades responsáveis, todos deverão ser consultados para que possamos, em unidade e harmonia, adotar a melhor opção.

O que não pode ocorrer é ficar do jeito que está.

Atenciosamente,

José Luiz F.Nogueira
Presidente da Câmara Municipal de Caxambu