AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PLENÁRIA REGIONAL DE DEMOCRATIZAÇÃO 

DA SRE CAXAMBU


O Sind-UTE/MG tem desde o seu nascimento se dedicado à construção da democracia em todos os espaços públicos e na sociedade em geral. Não é a toa que o nosso sindicato esteve conjuntamente com a classe trabalhadora na luta contra a ditadura e pela redemocratização do país ao final da década de 1970 e nos anos 1980. Teve papel fundamental na luta e conquista da eleição para diretores de escolas em Minas Gerais, como também o reconhecimento dos conselhos escolares como órgãos legítimos da comunidade escolar. E dando continuidade a essa caminhada, o Sind-UTE/MG defende e reivindica a democratização das Superintendências Regionais de Ensino.

Em reunião com a equipe de transição do governador eleito Fernando Pimentel, a coordenação-geral do sindicato entregou um conjunto de demandas da educação, entre elas a necessidade de democratizar o papel e as gestões das SRE’s. Em resposta, a equipe de transição concordou com a substituição de todos os atuais gestores de SRE e se comprometeu em ouvir a categoria na escolha dos novos superintendentes regionais de ensino. É um importante passo para a construção de um processo eleitoral democrático e eficiente em um futuro próximo. 

Essa ação tem como objetivo combater os já conhecidos “loteamentos” de cargos públicos por acordos que só atendem aos interesses estranhos ao da categoria e da educação, e contribuir para a transformação das SRE’s em espaços de apoio pedagógico e administrativo eficiente às escolas, respeitando a autonomia escolar, os trabalhadores e os estudantes, e dar fim ao papel burocrático, mecânico, opressor e policialesco que existe atualmente. 

Diante desse compromisso, o Sind-UTE/MG, como entidade sindical representativa e mobilizadora dos trabalhadores em educação da rede estadual mineira, organizará as “Plenárias Regionais de Democratização das SRE’s”, nas quais todos os servidores da educação das mais diversas regiões poderão debater o novo papel que as Superintendências deverão ter nos próximos anos, como também indicar seus futuros gestores da forma mais democrática possível para o momento. Acreditamos ser importante a participação massiva de toda a categoria, assumindo para si esse papel atuante que influenciará a vida escolar e profissional de todos nós. 

O Sind-UTE/MG subsede Caxambu realizará a sua Plenária Regional no dia 20 de dezembro (sábado) às 09 horas, na Escola Ruth Martins de Almeida, em Caxambu. Será um importante momento para debatermos a democratização de nossa SRE, como também a indicação da categoria para o cargo de superintendente (qualquer trabalhador em educação da rede estadual poderá se apresentar como candidato na plenária). Participe você também. Unidos, somos muito mais fortes!

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: A PLENÁRIA REGIONAL DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS SRE’s É EXCLUSIVA DOS SERVIDORES DA REDE ESTADUAL DA REGIÃO DE CAXAMBU. SÓ PODERÃO SE CREDENCIAR, VOTAR E SE CANDIDATAR SERVIDORES QUE COMPROVAREM VÍNCULO COM O ESTADO (ATIVOS E APOSENTADOS) POR MEIO DE APRESENTAÇÃO DO CONTRACHEQUE (OBTIDO NA INTERNET E EM CAIXAS ELETRÔNICOS DO BANCO DO BRASIL) OU HISTÓRICO FUNCIONAL OBTIDO NOS LOCAIS DE LOTAÇÃO. QUEREMOS GARANTIR A TRANSPARENCIA E A IDONEIDADE DO PROCESSO, POIS A PLENÁRIA SERÁ REGISTRADA EM ATA, ASSINADA POR TODOS, E ENCAMINHADA PARA A COORDENAÇÃO-GERAL DO Sind-UTE/MG, PARA ENFIM SER ENTREGUE À EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO NOVO GOVERNADOR.



Sind - UTE Caxambu e Região