AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Brasileira vence concurso mundial de queijo na França

Brasileira vence concurso mundial de queijo
11 queijos de Minas Gerais foram premiados no Mondial du Fromage de Tours, na França


A produtora de Queijo Minas Artesanal, Marli Leite, do município de Sacramento, MG, recebeu o prêmio Super Ouro do Mondial du Fromage de Tours (Salão Mundial do Queijo), que termina nesta terça-feira na França. No total, 11 queijos produzidos em Minas foram premiados. Participaram mais de 700 produtos de 20 países.

Marli e o marido, Joel Leite, são atendidos pela Emater-MG há mais de 10 anos. O trabalho desenvolvido pela empresa de assistência técnica junto com o casal vencedor do concurso, na Fazenda Caxambu, vai desde a sanidade e alimentação do rebanho até a produção final. “Orientamos sobre a adubação da pastagem, formação de piquetes e até sobre a obtenção de crédito rural”, informa o técnico da Emater-MG em Sacramento, Alison Rodrigues Sousa.

A Emater-MG também orienta os produtores em relação às boas práticas de manipulação do queijo e prestou assistência durante a certificação da queijaria junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “Os produtores são muito interessados em aperfeiçoar a qualidade do que produzem. Sempre estão entre os primeiros classificados no concurso regional promovido pela Emater”, comenta o técnico.

A veterinária da Emater-MG, Sílvia Passos, integra a equipe que presta assistência técnica ao casal de Sacramento. Segundo ela, os produtores fazem parte do Programa Queijo Minas Artesanal, desenvolvido pela empresa desde 2007. “Nada foi da noite para o dia. É um trabalho de muitos anos, já que a família tem uma longa tradição da produção de queijo. A atuação do trabalho em família tem sido muito importante neste processo”, afirma.

Sílvia comenta que o casal agora busca ampliar o mercado. “Atualmente, estamos trabalhando com a família para a obtenção do Sisbi, o selo do Ministério da Agricultura,  que permite que eles comercializem em todo o país”, diz.

A produção de queijo da Fazenda Caxambu está entre 50 e 70 peças por dia. A comercialização é feita principalmente no município e região. A premiação na França foi recebida por Marli Leite, que está participando de uma missão técnica promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), em parceria com a ONG SerTãoBras.

Outros premiados - O produtor Reinaldo de Faria Costa, do município de Vargem Grande, da região da Canastra, foi premiado na categoria Prata, com uma amostra de Queijo Minas Artesanal.  Agricultor familiar, ele produz entre 15 e 20 unidades de queijo por dia, na Fazenda Capivara, e também conta com a assistência da Emater-MG.

“Ele já ganhou muitos concursos regionais promovidos pela Emater-MG e, no ano passado, ficou em quinto lugar no Concurso Estadual”, explica o técnico da empresa Lívio Múcio de Souza. A Emater-MG, junto com o IMA, está agora orientando o produtor para que ele consiga o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) para que a venda possa ser feita em todos os estados brasileiros.  Hoje, o produtor vende os queijos principalmente no aeroporto de Confins, próximo a Belo Horizonte, e para turistas que visitam o município de Vargem Grande, que faz parte da rota turística da Serra da Canastra.

Outra produtora premiada foi Lúcia Maria Resende, de Tiradentes, região do Campo das Vertentes. Ela foi agraciada na categoria Bronze. O prêmio recebido na França não é o único que ela vai colocar na prateleira de casa. Lúcia Maria foi a grande vencedora do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, promovido pela Emater-MG, no ano passado.

Com o prêmio obtido em 2016, ganhou mais visibilidade e quase dobrou a produção, passando de 10 para 18 queijos por dia. A venda dos queijos é feita na feira de Tiradentes e na pequena propriedade de três hectares.

Da região do Serro, quatro queijos foram premiados. Três com medalha de prata e um com medalha de bronze. Dois queijos foram enviados pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro (Coperserro). As outras duas premiações do Serro foram obtidas pelo produtor Túlio Madureira.

Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal - A Emater-MG promove anualmente o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que tem como objetivo valorizar e divulgar uma das mais tradicionais iguarias de Minas Gerais. Os participantes da etapa estadual são classificados após vencerem os concursos regionais. A edição de 2017 acontecerá em agosto, durante o Festival de Gastronomia de Tiradentes.

A Emater-MG orienta os produtores sobre adequações das queijarias, currais e anexos, obtenção higiênica do leite, tratamento de água, controle sanitário do rebanho, boas práticas agropecuárias, de fabricação e exigências da legislação vigente. A empresa também exerce um papel importante na mobilização e organização dos produtores. O queijo mantém as características de produção artesanal, a partir de mão de obra familiar, com produção em baixa escala e utilização de leite cru (não é permitido leite pasteurizado).

Queijos de Minas Gerais premiados no Mondial du Fromage de Tours:

Super Ouro
Araxá – Fazenda Caxambu - produtora Marli Leite (município de Sacramento)

Prata
Canastra – Capela Velha
Serro – casca lavada -  Cooperativa do Serro
Serro – casca ácaros - Cooperativa do Serro
Canastra – Vale da Gurita 
Canastra – Reinaldo de Faria Costa (município de Vargem Grande)
Serro -  Queijo Kankrej – Túlio Madureira
Sul de Minas - Santo Casamenteiro – Queijos Cruzília

Bronze
Campo das Vertentes - Sabores do Sítio – Lúcia Resende (município de Tiradentes)
Serro – Queijo Gir – Túlio Madureira
Sul de Minas  – Queijo d’Alagoa -  Osvaldo Martins de Barros Filho
Fonte: Emater-MG
Portal DBO