Palace Hotel - Caxambu

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Caxambu, uma das primeiras cidades planejadas do Brasil

Caxambu, uma das primeiras cidades planejadas do Brasil


A primeira cidade planejada no Brasil datada de 1549 foi Salvador, a capital da Bahia, fundada por Tomé de Souza, o primeiro governador geral do Brasil. Ela foi erguida baseada no traçado geométrico do arquiteto encarregado da Coroa portuguesa, Luis Dias. Niterói, no Rio de Janeiro, também é considerada pelos urbanistas como uma das primeiras cidades planejadas. Ela tinha um plano desenhado por Arnaud Pallière, em 1818, para urbanização da Vila Real da Praia, nome da hoje, Niterói. Seguem-se então as cidades de Teresina, no Pauí, em 1852, projetada por José Antonio Saraiva e João Isidoro Franca, depois vem Aracaju, no estado de Sergipe, planejada pelo engenheiro Sebastião José BasilioPirro, em 1855, e Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, projetada por Aarão Reis, em 1897. Caxambu...

Caxambu e seus planos diretores
Ei! Mas Caxambu não tinha já uma planta? Sim, ela foi desenhada, em 13 de dezembro de 1873, "segundo dados fornecidos pelo Coronel Joaquim José Fulgêncio de Castro", para as "Aguas Virtuosas de Baependi". Pois então o planejamento de nossa cidade é anterior ao da hoje capital mineira, Belo Horizonte. Uma sensação! Estes registros cartográficos aqui publicados foram fornecidos pelo Arquivo do Exército para o Blog da Família Ayres, em 2016.

Ha outro mapa, sem data, provavelmente, desenhado entre os anos de 1861 e 1865, anterior ao de 1873, pois ha muitos elementos se diferenciam do plano acima. Então a cidade escreve mais uma vez um capítulo na história das cidades planejadas deste Brasil. Caxambu à frente do seu tempo.


Agradecimentos:
Nossos especiais agradecimentos ao ARQUIVO HISTÓRICO DO EXERCITO (AHEX), DIVISÃO DE HISTÓRIA E ACESSO A INFORMAÇÃO (DHAI), na pessoa do major Ferreira Junior, que prontamente dispôs vários mapas para o nosso Blog.

Fonte:
Wikipedia