AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Encontro de  cientistas sociais em Caxambu
O 34º Encontro Anual da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), que acontece de 25 a 29 de outubro em Caxambu (MG), terá três conferências de convidados estrangeiros - entre eles o francês Pierre Rosanvallon -, três sessões especiais, 18 mesas-redondas, 37 seminários temáticos com apresentação de 629 trabalhos, três cursos, seis fóruns, cinco simpósios, três conversas com o autor, exposições de fotos e seis sessões de vídeo. O encontro deverá contar com cerca de 1500 participantes, reunindo professores, pesquisadores e estudantes de antropologia, sociologia e ciência política.
“A Anpocs deseja ser o lugar da autorreflexão permanente dos programas e das práticas dos cientistas sociais, seu canal de articulação com as agências que desenham e fomentam as políticas de ciência no país e sua janela de comunicação com a sociedade, a partir do tratamento de temas e questões que afetam o cotidiano da grande maioria dos brasileiros”, diz Maria Alice Rezende de Carvalho, presidente da Anpocs. “Presente em todos os grandes debates nacionais, nossa entidade caracteriza-se por contemplar, desde sua formação, a pluralidade de perspectivas intelectuais e políticas em curso na vida brasileira. Esse, aliás, o segredo de sua bem-sucedida trajetória”.
Um dos mais importantes historiadores e cientista político da atualidade, o francês Pierre Rosanvallon, professor do Collège de France, fará a primeira conferência do encontro para falar sobre sua especialidade; “A democracia no século XXI: possibilidades e perigos”. Ele também lança o livro “Por uma história do político”, edição Alameda Editorial, patrocinada pela Anpocs e pelo Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (Cendotec). O renomado sociólogo norte-americano Craig Calhoun, professor da New York University, dedicado a criar laços de comunicação na vida cosmopolita, que criou o Instituto para o Conhecimento Público, fará a segunda conferência. A terceira será proferida pelo antropólogo James Gordon Ferguson, da Stanford University, também norte-americano, com o título “What Comes after the Social? Toward a New Anthropology of Distribution.”
Outro destaque é a sessão especial “A conjuntura política e social”, coordenada por Cicero Araujo (USP, ANPOCS), com André Singer (USP), Antonio Jorge Fonseca Sanches de Almeida (UFBA), José Eli da Veiga (USP) e Rubem Barboza Filho (UFJF). Com participantes de diferentes especialidades e diversidade de pontos de vista, o debate deverá abordar os resultados da eleição e seus desdobramentos para a vida nacional. Ainda relacionado às eleições, será realizada a mesa-redonda “Modalidades de financiamento de campanhas eleitorais. O debate nacional no contexto de experiências internacionais”, coordenada por Bruno Wilhelm Speck (UNICAMP) e com os expositores Bruno Reis (UFMG), Kevin Casas-Zamora  (Brookings Institution, Oxford University) e Quentin Reed (Council of Europe, Oxford University).
O balanço da era Lula será feita no fórum “Instituições políticas sob o governo Lula”, coordenado por Cláudio G. Couto (FGV-SP), que acontece em duas sessões: Processos decisórios, participação e representação política, com Argelina Figueiredo e Fernando Limongi (CEBRAP), Lúcio Rennó (UnB), Thamy Pogrebinschi e Fabiano Santos (IUPERJ), Cláudio G. Couto e Fernando Luiz Abrucio (FGV-SP) e Marta Arretche (USP); Políticas públicas e mudança institucional com Rogério Bastos Arantes (USP), Maria Teresa Aina Sadek (CEBEPEJ), Maria Rita Loureiro (FGV-SP), Miriam Gomes Saraiva (UERJ), Simone Diniz (UFSCar) e Ernani Carvalho (UFPE).
O problema da justiça de transição será debatida na mesa-redonda “Justiça, desigualdade e transição: em torno de modelos de democratização da sociedade”, coordenada por Roberto Kant de Lima (UFF) e com participação de James Gordon Ferguson III (Univ. Stanford), Jorge Zaverucha (UFPE) e Luis Roberto Cardoso de Oliveira (UnB).
Haverá uma sessão especial em homenagem ao cientista político Gildo Marçal Brandão, falecido em 15 de fevereiro deste ano. Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade São Paulo (USP), ele compôs a diretoria da Anpocs entre 2004 e 2008.
Em uma terceira sessão especial, a Anpocs lança a coleção “Horizontes das Ciências Sociais no Brasil”. Em três volumes, reúne trabalhos nas áreas de Antropologia, Sociologia e Ciência Política, analisando o percurso e/ou evolução intelectual da discussão em diferentes campos temáticos, bem como suas perspectivas futuras. A coleção, coordenada por Carlos Benedito Martins (UnB), tem como organizadores o antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte (Museu Nacional), a socióloga Heloísa Martins (USP) e o cientista político Renato Lessa (UFF).
Como parte da centralidade que nesta edição do encontro a Anpocs conferiu à discussão do papel das Ciências Sociais no mundo contemporâneo, suas práticas e desafios, acontece o simpósio “Pós-Graduação e Política Científica nas Ciências Sociais”. Serão três sessões: Políticas de Ciência e Tecnologia e Ciências Sociais, coordenado por Maria Alice Rezende de Carvalho (PUC-Rio, ANPOCS), com Renato Dagnino (UNICAMP), Luis Manuel Fernandes (IRI-PUC-Rio) e um representante do CNPq; As Ciências Sociais e as outras ciências, coordenado por Julio Assis Simões (USP, ANPOCS), com Ildeu Moreira (MCT), Natalino Salgado Filho (UFMA) e Wanderley Messias da Costa (USP); A pós-graduação e as Ciências Sociais, coordenado por Carlos Benedito Martins, com Antonio Jorge Ramalho da Rocha (UnB), Carlos Steil (UFRGS), Leonardo Avritzer (UFMG) e Sergio Adorno (USP).
A mesa-redonda “Drogas e a Sociedade Contemporânea”, coordenada por Luiz Eduardo Soares (IUPERJ), com Marcelo Santos Cruz (UFRJ), Regina Medeiros (PUC-Minas), Salo de Carvalho (UFRGS) e Tarcisio Matos de Andrade (UFBA) apresenta pontos de vista disciplinares distintos (médicos, psicanalíticos, jurídicos, políticos e sociológico-antropológicos) sobre a problemática das drogas para que se torne possível uma compreensão da complexidade multidimensional e um debate menos preconceituoso e mais lúcido sobre política de drogas.
Também é destaque o fórum “Estudos políticos sobre os Estados Unidos”, coordenado por Sebastião C. Velasco e Cruz (UNICAMP) e Tullo Vigevani (UNESP). Serão duas sessões: Instituições e processos políticos, com  Andrei Koerner (UNICAMP) e Cristina Pacheco (UEPB), Celso Roma (CEDEC), Débora Figueiredo Barros do Prado (UNICAMP), Fabiano Santos (IUPERJ) e Pedro Tota (PUC/SP); Relações exteriores dos EUA, com Cesar Guimarães (IUPERJ), Filipe Mendonça (UNICAMP), Geraldo Zarhan (Univ. de Cambridge), Reginaldo Nasser (PUC-SP) e Thiago Lima (UFPB).
Na mesa-redonda “Imagens e interpretações: a pesquisa social em áreas e situações de conflito e tragédia”, coordenada por Cornelia Eckert (UFRGS), será abordada, entre outras, a situação do Haiti. Participam Luiz Eduardo Jorge (UCG), Omar Thomaz Ribeiro (UNICAMP) e Rafael Victorino Devos (BIEV, UFRGS) e, como debatedores, Marco Antonio Gonçalves (UFRJ) e Vera Chaia (PUC-SP).
A Conversa com o Autor, que coloca em contato colegas experientes com jovens pesquisadores, terá três grandes nomes das Ciências Sociais: Licia do Prado Valladares (IUPERJ); João Pacheco de Oliveira (MN/UFRJ); Francisco Weffort (USP).
TEM – Circuito de Ciência e Tecnologia
A Anpocs inova ao realizar evento paralelo ao 34º Encontro Anual, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Para promover a interlocução com a comunidade local e de cidades vizinhas da região mineira, acontece de 24 a 28 de outubro o TEM – Circuito de Ciência e Tecnologia, que contará com 12 estações espalhadas pela cidade de Caxambu, nas quais serão apresentados filmes, debates e exposições sobre as principais áreas do conhecimento, englobando as ciências sociais, exatas, humanas e biológicas. Aberto ao público em geral, tem como alvo principal alunos e professores da rede pública municipal e estadual de ensino de Caxambu e região.
A seguir, a programação do 34º Encontro Anual:
Fóruns
FR1 - As Ciências Sociais e o Estudo da Política II: espaços de poder, estratégias
FR2 - As mulheres na política: desafios teóricos e perspectivas metodológicas
            1ªsessão – Pesquisas em Gênero e Política: resultados em diferentes escalas
            2ªsessão – Desafios metodológicos e institucionais das pesquisas em Gênero e Política          
FR3 - Estudos políticos sobre os Estados Unidos
            1a. sessão – Instituições e processos políticos
            2a. sessão – Relações exteriores dos EUA
FR4 - Instituições políticas sob o governo Lula
           1ª sessão – Processos decisórios, participação e representação política
           2ª sessão – Políticas públicas e mudança institucional 
FR5 - Quatro questões sobre o processo constituinte brasileiro (1985-1988)
FR6 - Fórum de Revistas Científicas
FR7 - Sistemas Públicos de Proteção Social (MDS)
FR8 - Resultados de Avaliação do Programa Bolsa Família 2 (MDS)

Mesas-redondas
MR1 - Cem anos de Pentecostalismo no Brasil: legados e tendências
MR2 - Drogas e a Sociedade Contemporânea
MR3 - Fronteiras do pensamento político e social brasileiro
MR4 - Imagens e interpretações: a pesquisa social em áreas e situações de conflito e tragédia
MR5 - Joaquim Nabuco: política e idéias
MR6 - Justiça, desigualdade e transição em torno de modelos de democratização da sociedade
MR7 - Modalidades de financiamento de campanhas eleitorais: o debate nacional no contexto de experiências internacionais
MR8 - Novas tecnologias em debate
MR9 - Os sentidos sociais das atividades econômicas
MR10 - Política Externa Brasileira: as práticas da política e a política das práticas
MR11 - Produção do conhecimento científico e inovação
MR12 - Reconfigurações de museus em contextos contemporâneos
MR13 - Sociológica / Antropologia: da perda do objeto ao encontro da teoria
MR14 - Teoria do reconhecimento e ação afirmativa étnico-racial
MR15 - Teorias e práticas dos movimentos sociais contemporâneos
MR16 - Universidade pública e estudantes com desvantagens sociais: desafios do acesso e da permanência
MR17 - Rumos da Cooperação Sul-Sul
MR18 - Estado, Instituições e Democracia: atualidade da questão republicana no Brasil

Simpósios
SP1 - América Latina: formação e pensamento social
          1ª sessão: América Latina como formação social específica
          2ª sessão: As fronteiras do Brasil e a construção do pensamento sociológico continental
SP2 - Desenvolvimento em debate
        1ª sessão: Desenvolvimento, desigualdades políticas e desigualdades sociais
        2ª sessão: O papel das instituições na promoção do desenvolvimento
        3ª sessão: Desenvolvimento em questão: tradições intelectuais e agenda contemporânea
SP3 - Memorialismo em perspectiva comparada
SP4 - Política Científica e Pós-Graduação nas Ciências Sociais
       1ª sessão: Políticas de Ciência e Tecnologia e Ciências Sociais
       2ª sessão: As Ciências Sociais e as outras ciências
       3ª sessão: A pós-graduação e as Ciências Sociais
SP5 - A Segurança Publica e as Ciências Sociais
      1ª sessão: Segurança Publica como campo conhecimento: dilemas e desafios
      2ªsessão: Fomento a pesquisas no campo da Segurança Publica: uma agenda em construção

Seminários Temáticos  - A seguir, os temas dos 37 ST, cada um deles com três sessões:
ST1 -  As fontes dos marxismos do século XX
ST2 - Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura
ST3 - Cidades: dimensões, escalas e composições
ST4 - Comportamento político
ST5 - Corpo, saúde e emoção
ST6 - Desigualdades: desafios teóricos e novas configurações
ST7 - Dilemas da modernidade periférica
ST8 - Direitos humanos, políticas e diversidade cultural
ST9 - Do ponto de vista das crianças: pesquisas recentes em ciências sociais
ST10 - Economia e políticas do simbólico
ST11 - Esporte e sociedade
ST12 - Forças Armadas, Estado e Sociedade
ST13 - Grupos dirigentes e estruturas de poder
ST14 - Ideologia do desenvolvimento, sujeitos sociais e conflitos socioambientais
ST15 - Imagem e suas leituras nas ciências sociais
ST16 - Intelectuais, cultura e democracia
ST17 - Judiciário, ativismo e política
ST18 - Legitimidade democrática, representação e participação
ST19 - Metamorfoses do rural contemporâneo
ST20 - Mídia, política e eleições
ST21 - Migrações em trânsito: produção, circulação e consumo em questão.
ST22 - O pluralismo na teoria contemporânea
ST23 - Partidos e sistemas partidários
ST24 - Patrimônios, museus e redes de memória em movimento
ST25 - Pesquisas em contextos de conflito e de precária institucionalização
ST26 - Política internacional comparada
ST27 - Políticas públicas: instituições, idéias e redes
ST28 - Redes ameríndias: sujeitos, saberes, discursos
ST29 - Religião e globalização
ST30 - Sexualidade, gênero: ética e política
ST31 - Sobre as periferias: novos conflitos no espaço público
ST32 - Sociologia e Antropologia da Moral
ST33 - Sonoridades contemporâneas na perspectiva das Ciências Sociais
ST34 - Teoria política: instituição e ação política
ST35 - Trabalho, sindicatos e identidades sociais
ST36 - Variedade de capitalismos e dimensões do desenvolvimento
ST37 - Violência, criminalidade e justiça criminal no Brasil