AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TEM Circuito de Ciência e Tecnologia
tem-logoEm parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) inova ao oferecer à cidade de Caxambu um megaevento com o propósito de aproximar a população da ciência no seu sentido mais amplo. Para isso, criou o TEM Circuito de Ciência e Tecnologia que, por intermédio de atividades didáticas e lúdicas, mostra o elo entre a ciência e as diversas áreas do conhecimento.

Formado por 12 estações localizadas em diferentes pontos da cidade, o TEM destina-se principalmente aos alunos da rede pública e privada locais e de cidades próximas. A iniciativa prevê a participação efetiva das escolas com o objetivo de aliar o evento às atividades curriculares, possibilitando um diálogo produtivo com o conteúdo e a proposta apresentados.

Serão espaços montados e organizados especialmente para abrigar atividades que contemplem as áreas de Exatas, Humanas e Biológicas, sempre pensadas como parceiras da ciência e da tecnologia. Nesse sentido, em várias situações, as atividades serão apresentadas por meio de vídeos, exposições, palestras, filmes, shows e performances, sejam elas realizadas no Parque das Águas, na praça principal, em escolas, em ginásios esportivos, no Centro de Convenções ou na grande tenda montada ente os hotéis Glória e Palace.   

Pensado inicialmente para conter apenas uma grande tenda onde figurassem algumas atividades científicas, o projeto ganhou vulto e assim surgiram as doze estações representando diversas áreas temáticas que se fundem com aquelas apresentadas em sala de aula. O desafio desse projeto é a articulação dos conteúdos desenvolvidos em algum momento da vida escolar dos alunos com as atividades propostas pelas estações da ciência.

O projeto, que já nasce com a vocação de continuidade, tem a missão de promover interação. Essa é a palavra-chave na qual realizadores e interlocutores deverão se apoiar para que haja uma participação ativa da comunidade local, já que boa parte das estações conta com a ajuda do público presente para o seu bom funcionamento.

Abertura: 24 de outubro, às 20h30

Local: Palco da Estação Central - tenda entre os hotéis Glória e Palace, na rua João Carlos, em Caxambu (MG) 
Confira a grade de programação acessando este link:http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=17550:tem-circuito-de-ciencia-e-tecnologia&catid=27:notas-do-campus&Itemid=73