AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cidades do Sul de Minas recebem a Secopa para vistorias

Descrição: http://www.jm1.com.br/wp-content/uploads/2011/07/b_pocos-280x173.jpg

A região do Sul de Minas terá papel importante durante a Copa de 2014. Poços de Caldas e Caxambu se prepararam para a próxima fase de seleção das candidatas a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) da Fifa. Os dois municípios ficaram de fora da primeira lista das 145 cidades pré-selecionadas a CTS, divulgada em maio deste ano, mas vão lançar, novamente, candidatura para receber seleções durante o Mundial.
A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) conheceu as propostas das duas cidades indutoras de turismo para esta segunda fase, em visita realizada nesta terça-feira (19). O CTS é o local escolhido por uma seleção para treinamento 20 dias antes do início do Mundial. Da lista atual, seis são de Minas Gerais: Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia.
Em Poços de Caldas, a longa programação teve início com a reunião entre representantes da Secopa e autoridades locais, incluindo prefeito e secretários. Na sequência, a comitiva realizou visitas no Hotel Golden Park e entorno. O Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles foi a parada seguinte. Logo, a equipe se deslocou até o Centro de Treinamento Geraldo Martins Costa, CT do clube local Caldense, conhecido como “Ninho de Periquitos”. O último compromisso do dia foi uma visita ao Hotel Monreale Resort.
Em Caxambu, as visitas incluíram o Hotel Glória Caxambu, o aeroporto da cidade e o terreno onde será construído o Centro de Treinamento Olímpico do município. A cidade é equidistante de três principais sedes, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, integra o Circuito das Águas, conhecido por suas famosas estâncias hidrominerais com propriedades medicinais e terapêuticas.
Com relação à infraestrutura esportiva, a análise dos representantes do Comitê Organizador Local da Fifa leva em conta mais de 100 detalhes técnicos nos campos, como sistema de abastecimento de água e energia, acessos para as equipes e imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, tipo de solo, drenagem, entre outros itens.
Quanto à hotelaria, o hotel deve ter disponibilidade de, no mínimo, 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região nos meses de junho e julho). Algumas seleções podem precisar de cem quartos ou mais, dependendo da seleção de futebol. O serviço de restaurante deve atender a, no mínimo, 55 pessoas, em estilo buffet, que seja reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima de cem pessoas.
A nova seleção de cidades candidatas a CTS, prevista para o segundo semestre de 2011, permitirá àqueles que ficaram de fora readequarem suas propostas de candidatura. A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo considera que outros municípios mineiros que haviam se candidatado anteriormente, como Ipatinga, Divinópolis, Varginha, Poços de Caldas, Patos de Minas, Caxambu, Formiga e Itaúna, ainda têm potencial para ser CTS. Cabe às seleções, porém, escolher onde vão se hospedar.

Agência Minas
http://www.jm1.com.br/2011/07/cidades-do-sul-de-minas-recebem-a-secopa-para-vistorias/