AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 11 de julho de 2011


IV Festival Gastronômico 
Caxambu Mais Gourmet



Montanha e Gastronomia, bom gosto em dose dupla

        

O Caxambu Mais Gourmet está chegando a sua quarta edição e vem se tornando um dos melhores eventos gastronômicos do Sul de Minas. Este ano, será realizado de 15 a 23 de julho, no local mais nobre da cidade: o Parque das Águas. A expectativa é atrair um público de mais de 5 mil pessoas, entre turistas, moradores da cidade e da região, amantes da boa culinária e dos atrativos naturais e revigorantes de Caxambu.



Sabores Mineiros Com Respeito Ao Meio Ambiente.



         Este ano o Caxambu Mais Gourmet terá como tema: OS SABORES DE MINAS COM RESPEITO AO MEIO AMBIENTE. O objetivo é incluir a educação ambiental com ênfase para o desenvolvimento sustentável, através de um projeto social que vivencie a cultura, os costumes mineiros e a preservação ambiental.



Criatividade e sabor.



         Uma das grandes novidades é o desafio lançado aos participantes de criarem pratos que contenham ingredientes típicos da nossa região, com preços justos e acessíveis. O prato temático deverá conter um dos queijos a seguir: AZUL DE MINAS, MINAS PADRÃO ou MINAS FRESCAL, além de uma HORTALIÇA DA ÉPOCA. Uma oportunidade para os chefs mostrarem talentos.



Uma Programação Tão Rica Quanto A Nossa Culinária.



         O Caxambu Mais Gourmet começa com “O Café no Parque” com quituteiras da região

Expondo seus doces e quitandas no melhor estilo mineiro

           A Banda Cônego Castilho Moreira fará a abertura do evento aguçando nossas lembranças ao usar o antigo coreto próximo ao ringue.

          No decorrer do evento, acontecem palestras e oficinas relacionadas com gastronomia e bem estar, ministradas por especialistas no assunto, além de shows, congada e uma divertida quadrilha onde os participantes também poderão dançar.



Consciência na cultura e preservação da Arte

 Francisco da Silva Reis, o Chico Cascateiro, artesão português se instalou no sul de Minas no início do século xx onde realizou significativa obra moldada em argamassa que hoje distribuída por várias cidades é motivo de grande orgulho para o caxambuense razão pela qual a Associação pretende render-lhe homenagens e incentivar a população a adotar atitudes de preservação.



A exposição de arte acontecerá no suntuoso Balneário Hidroterápico, construído no início do século em estilo neoclássico, é ricamente ornamentado com vitrais franceses. Os azulejos e pisos, vindos de Portugal e da Inglaterra, formam belíssimos mosaicos e desenhos, onde artistas de Caxambu e região trarão suas obras para a exposição ao público com a coordenação de Shirley Ballona.

A Arte De Fazer Os Melhores Queijos

 A história da criação do queijo Azul de Minas (gorgonzola) no Brasil poderá ser revivida por Antônio Godtfredsen filho de Liekfai Godtfredsen cuja primeira experiência de produção do tal “queijo mofado” foi em 1924, em Minas Gerais, mais precisamente na fazenda Campo Lindo, localizada entre as cidades de Minduri e São Vicente de Minas, na região da Serra da Mantiqueira.



Cafés Especiais



O Sul de Minas é um local privilegiado para a produção do café gourmet, pois reúne características naturais singulares procuradas por especialistas e apaixonados por cafés especiais de todo o mundo será representado pelo Café Rancho São Gabriel  produtor de Café em pó !00% arábica.



O Lúdico Associado Aos Bons Hábitos Alimentares



O Nutrólogo Roberto de Souza Nilo, o nutricionista Maycon M Guimarães Azevedo e os chef de cuisine Constance Godtfredsen e Kadu Oliveira ensinarão crianças e adulto sobre a arte de se alimentar bem, com segurança e economia aproveitando ao máximo os sabores da boa mesa



Yoga E Fitness



Em meio a um cenário natural de 11 fontes de água mineral circundadas por flores, árvores e ar muito puro Atividade realizada pela terapeuta holística Marisa Tamirá

Professora de Yoga pela Academia Sarva Yoga de Yoga Integral – Sarvananda – Prof. Georg Kriticós, de Belo Horizonte, será complementada pela aula de ginástica de André Luiz Marques.  





Ecoturismo



Trekking, cavalgada e passeios e orientados com guia e seguro pessoal ficam por conta da empresa local de ecoturismo CAMINHO NATURAL
Duração: 1h 30 aproximadamente



O Azeite e a olivicultura no Sul de Minas

O evento CAFÉ NO PARQUE traz O AZEITE ORGÂNICO produzido na região do Alto Gamara-Baependi produzido pelo olival Santa Maria ser degustado e adquirido o azeite produzido na região do alto Gamarra

  

 Como se pode ver uma verdadeira passarela de cultura lazer e gastronomia com degustação de sabores diversificados da cozinha mineira.



Mais Um Evento da Caxambu Mais

   Neste evento se apresentarão: Grupo Russo Jazz Band- Artur Nogueira -São Paulo, Tiojazz–. (jazz, MPB, bossa nova, samba, internacional, dançanteTio Jazz-Poços de caldas

Além dos grupos e artistas locais: Banda Cifras no Varal, Caroço de Banana Samba de Raiz, Juliana Fernandes e Banda 

Restaurantes Participantes:

Royal Dansk –Bistrô, Agostini Pizzas, Hotel Bragança, Pesqueiro das Águas,Toca dos Ratinhos, Circuito das Àguas , Kiko e Kika –(Aiuruoca) Faustino’s Bar, Avenida Café , Laticínios Cruziliense , Chocolates da Titia e Bar do Paulão.



CAFÉ NO PARQUE

 Café especiais doJack- Café e  Café  São Gabriel ( Carmo de Minas)

 Emporium da Anne, Pães de Mel da Noêmia, Doces do Edmilson, Pães de Queijo da Sônia, Sequilhos da Sueli, Café da Jô, Ki Frutas do Sítio Golden Garden, Comida Saudável do Maycon, Azeite Orgânico Santa Maria, salgados da Káthia, alem dos artesanatos da APAE e artesanatos de Lucinha Baião.



         A Caxambu Mais é uma associação sem fins lucrativos que surgiu com o objetivo de promover a cultura e desenvolvimento sustentável e o turismo de Caxambu. É dela o projeto Caxambu Mais Jazz, evento de grande sucesso realizado em Janeiro de 2011. Para o Caxambu Mais Gourmet, a Associação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Caxambu, da Secretaria de Turismo de Caxambu, do Sigah-Caxambu, Caxambu Convention e do Clube dos Dirigentes Lojistas (CDL) entre outros.



Cláudia Máximo Figueiredo de Souza- Coordenadora do Caxambu Mais Gourmet

Presidente Julio Alfaro Diaz



Uma delicia de evento, numa cidade deliciosa.

Programe suas férias e bom apetite