AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 16 de julho de 2011

Inaugurada a 1ª etapa do Parque das Águas de Cambuquira





Descrição: http://www.blogdoulysses.com.br/upload/thumbnails/noticias/frente%20site%20-%20cambuquira.jpg


Na tarde da última sexta-feira (08), milhares de cambuquirenses compareceram em frente ao portão principal do Parque das Águas para comemorar a tão esperada reinauguração da primeira etapa do espaço. Cambuquira é uma cidade sulmineira que pertence ao Circuito das Águas, famosa pelas suas águas com propriedades minerais, atualmente considerada a melhor água mineral do mundo, e intitulada por muitos como “águas milagrosas” pelo seu poder de cura.
O Parque das Águas é o centro das atrações de Cambuquira, e mais que isso, é o grande cartão postal da cidade que atrai por décadas turistas de todas as partes do mundo. O parque ficou sem os devidos cuidados por quase uma década. Durante o mesmo período, não houve mais engarrafamento da famosa água mineral de Cambuquira. Na administração do atual prefeito Evanderson Xavier (Kaka) é que houve a preocupação de buscar recursos, restaurar o espaço e com isso aquecer o turismo na cidade e na região.

A restauração do parque representa crescimento e desenvolvimento econômico para a cidade, é a retomada do turismo como outrora. É importante lembrar também que a água mineral de Cambuquira é uma forte candidata a ser a água oficial da Copa do Mundo de 2014 que acontecerá no Brasil, e ações como revitalização do parque e restauração do balneário, que fica instalado dentro do espaço, podem ser importantes neste processo.
Esta nova fase que a cidade de Cambuquira vive deve-ser muito ao empenho do deputado federal e vice-líder do Governo Odair Cunha (PT-MG), que destinou emenda parlamentar junto ao Ministério do Turismo para reforma do Parque das Águas. O deputado, que já foi morador de Cambuquira, participou da inauguração e frisou que a reforma não implica apenas no desenvolvimento econômico e turístico, mas também num valor sentimental para os moradores da cidade, “Tem toda a dimensão turística e econômica, mas cuidar do Parque das Águas de Cambuquira é como cuidar da casa de cada morador desta cidade, eu que tive a oportunidade de morar em Cambuquira sei do valor, do coração e da intimidade que o povo de Cambuquira tem com este parque, hoje devolvemos uma parte da casa de todos nós, devolvemos qualidade de vida aos nossos turistas e moradores”, disse Odair.
O deputado estadual Ulysses Gomes (PT-MG) também participou da solenidade. Quando foi chefe de gabinete de Odair, contribuiu diretamente para essa conquista, liderou uma frente em prol do desenvolvimento do turismo na região, que levou o então Ministro do Turismo Luiz Barretto à cidade, e atualmente como membro da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa foi responsável pela grande audiência regional de turismo que aconteceu em Itajubá, no Sul de Minas. “É uma alegria compartilhar deste momento, um marco na história de Cambuquira, tudo isso é sinal de compromisso e determinação da atual administração, que fazem com que Cambuquira revigore e volte a ser um portal turísitco, e isso que queremos fazer com todas as cidades com potencial turístico de nossa região. Turismo é desenvolvimento, é qualidade de vida, e esta é uma das prioridades do nosso mandato. Cambuquira por esta conquista”, finalizou Ulysses.
A primeira etapa da reforma do Parque das Águas contemplou a revitalização das cinco fontes de águas mineiras, a reforma do parque infantil e a construção de uma academia ao ar livre. O balneário e a fábrica de engarrafamento também foram restaurados e dependem apenas da agenda do Governador do Estado para começarem a funcionar. A segunda etapa irá reformar os banheiros, construir uma loja de artesanatos e uma casa para administração. As obras começam em agosto e a entrega tem prazo médio de 10 meses.
Participaram da inauguração diversas lideranças locais e regionais, dentre elas prefeitos, vereadores, representantes da sociedade civil, e moradores em geral. A banda da Escola de Sargentos do Exercito (ESA) de Três Corações, e fanfarras de escolas do município se apresentaram.

Fonte: Assessoria de Comunicação