AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Hospital São Camilo de Caxambu estuda implantação de Protocolo de complicações diabéticas
 momentos da palestra.
 No último dia 30, foi apresentado aos médicos e equipe de enfermagem do Hospital São Camilo de Caxambu, o Protocolo de Cetoacidose Diabética que será implantado como parte de uma exigência do Sistema Único de Saúde, SUS, com a proposta de padronizar e aprimorar a assistência nos Hospitais.

Este protocolo e mais seis serão implantados nos Hospitais contratualizados pelo SUS a fim de otimizar a prestação de serviço em saúde aos pacientes que apresentam a patologia.

A cetaocidose diabética é uma das complicações agudas mais graves do diabetes que se não for tratada evolui em óbito. A estatística é para 100% dos casos e a ocorrência maior é entre os diabéticos tipo 1. Mas se a patologia for tratada corretamente e descoberta de forma precoce, menos de 5% dos acometidos resultam em morte.

Tanto a cetoacidose diabética como o estado de hiperosmolar não cetótico são desencadeados pela insuficiência parcial ou absoluta de insulina. Com a implantação, os protocolos de atendimento a pacientes com sintomas semelhantes aos destas patologias, passam a ser de conhecimento de todos os envolvidos no processo de atendimento do usuário no Hospital São Camilo.

O protocolo foi apresentado no auditório do Hospital pela médica endocrinologista, Dra. Marielle Nobre que frisou todos os benefícios do protocolo para o Hospital e para os pacientes.