AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 1 de março de 2013

17ª RPM promove Seminário de Policiamento Escolar
Um dia dedicado à educação e à segurança nas escolas. Policiais Militares, diretores de escolas professores e representantes do Conselho Tutelar reuniram-se, nesta segunda-feira, para participar do workshop Patrulha Escolar.
O evento, feito em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação,  aconteceu simultaneamente em Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço e Extrema e faz parte de uma preparação para a chegada de 5 viaturas de Patrulha Escolar que, na próxima segunda-feira, dia 04 de março, serão entregues às Unidades de Polícia Militar das cidades de Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço, Caxambu e Extrema.

Orientar para prevenir

A Polícia Militar acredita que a parceria entre os órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social e município é eficiente na busca pela redução e prevenção da violência. Nesse sentido, a integração com as escolas tem papel fundamental no aumento da segurança e conscientização de crianças e jovens.
Por isso, participantes do workshop aprenderam um pouco mais sobre temas pertinentes ao ambiente estudantil. Foram realizadas palestras sobre Estrutura familiar e Ambiente Escolar, Psicologia da Infância e Juventude, Estatuto da Criança e Adolescente, o Fenômeno Bulling e os tipos de violência escolar. Em seguida, todos fizeram um debate
“O Policial já é um educador por excelência.. Ele além de adotar as medidas de prevenção e repressão quando o fato ocorre, ele é educador até pelo exemplo que ele dá no dia a dia, tanto em sua vida privada como na vida profissional” Salienta o Cel Wagner Mutti Tavares, Comandante da 17ª Região de Polícia Militar.

Pouso Alegre
Em Pouso Alegre, o evento contou com a presença da Superintendente Regional de Ensino Mônica Flores de Carvalho Ribeiro, que elogiou a iniciativa da PM.
“A Polícia Militar é companheira dentro da escola. Eu acho muito importante esse preparo do policial , já que ele vai ter que fazer uma abordagem mesmo diferenciada, ele vai passar a ser um educador na porta das escolas. Esse estudo hoje aqui, eu tenho certeza que vai surtir muitos bons frutos.” Afirmou a Superintendente.
A Secretaria Municipal de Educação Cleidis Regina Chaves “Esse programa só vem vitalizar e trazer pros nossos adolescentes, professores, pais, uma conquista de segurança e de parceria, o que é de grande importância na formação da cidadania.”
Itajubá

Participaram do evento o Superintendente Regional de Ensino Wagner Alexandre de Oliveira e o 2° Secretário Municipal de Educação Prof Erwin Rolf Madisson  Junior. Entre os palestrantes, estava o Promotor de Justiça da Vara da Criança Dr Júlio Costa.Altenfelder Silva. Pelo menos 97 pessoas estiveram presentes no workshop.
São Lourenço
Estiveram presentes o Presidente da Câmara Waldiney Alves Ferreira, a Superintendente Regional de Ensino Dalva Ozzoni Ilha  a Secretaria Municipal de Educação de São Lourenço Margarida Maria Rocha de Luca Alves  Sec Municipal de Educação de Caxambu Kátia Figueiredo Fernandes.
Segunda etapa
Nos dias 27 e 28 de fevereiro, será realizada a 2ª fase do Workshop. O treinamento será destinado especialmente aos Policiais Militares que atuarão diretamente no Policiamento Escolar. O encontro será no Espaço Cultural da Escola Municipal Anita Faria do Amaral (CIEM Santa Luzia), em Pouso Alegre, na Travessa Lisboa, 120, Bairro Santa Luzia.

Entrega das Viaturas
No dia 04 de março, segunda-feira, à partir das 09h30, será realizada na Praça Senador José Bento, em Pouso Alegre, a solenidade de entrega das Patrulhas Escolares às Unidades da Polícia Militar. O evento será presidido pelo Cel Wagner Mutti Tavares, Comandante da 17ª Região de Polícia Militar.
Patrulha Escolar
A patrulha escolar tem como missão realizar o patrulhamento nas escolas municipais, estaduais e particulares, visita e contato com pais, professores, diretores, funcionários e alunos destes estabelecimentos, policiamento especial em eventos relacionados a atividade e dar apoio eventual nas ocorrências de destaque.
O conceito de patrulhamento, no caso específico desta atividade, vai além da simples ronda aos estabelecimentos de ensino nos horários de entrada e saída de alunos. Consiste, basicamente, na visita periódica destes estabelecimentos, obedecendo a um cronograma próprio que visa a estruturar a rotina de trabalho de modo que cada escola situada em seu raio de atuação seja alvo deste atendimento semanalmente. Nestas visitas, o militar deve fazer um contato com a direção da escola, visando a transmitir uma sensação de segurança e proteção, estreitando os laços entre a polícia militar e a comunidade escolar.
As viaturas foram adquiridas por meio de uma parceria da PMMG com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), tendo sido entregues 95 viaturas para o projeto Patrulha Escolar em todo o Estado.


POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
“237 ANOS CONSTRUINDO CIDADANIA AO LADO DO POVO MINEIRO”
     ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DA 17ª REGIÃO/PMMG

Fonte: 17 RPM- MG