AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 7 de março de 2013

REVERÊNCIA AOS QUEIJOS FINOS DE MINAS
Por José Celestino Teixeira


Uma vez mais aqui estamos a fazer elogiosas referências aos Queijos Finos de Minas. Hoje, vindo de São João Del Rei, depois de uma rapida audiência no Novo Prédio Foro da cidade passamos por São vicente de Minas. 
Berço , também, de queijos maravilhosos. Mormente os de procedência dos Laticínios São Vicente de Minas, cujo proprietário foi aluno exemplar das Tradicionais Famílias Dinamarquesas,especialistas dos melhores queijos de massa cozida. Nos limites do Campo das Vertentes com o Sul de Minas essas famílias implantaram suas indústrias artezanais de queijos, com esmerado cuidado em revelar Segredos Milenares da culinária Dinamarquesa. 
Saborear um queijo tipo Bleu De Bresse, não é privilégio para qualquer mortal. Ademais este queijo é a rara sintese do sabor Camembleu São Vicente. O "BLEU DE BRESSE" tem a maciez e a cremosidade do Gorgonzola envolvidas na alva e delicada superfície do Camembert. 
Um requinte!
Puro nectar de Deuses Vikings, que um dia passaram por estas terras Mineiras, lá pelas confluencias do Rio Grande e do Aiuruoca.
Confesso em transe ao saborear esta obra prima da nossa mais tradicional industria artezanal de Queijos.
Agorinha mergulhei umas fatias de meu BLEU DE BRESSE em uma boa porção de azeite português e numa têmpera perfeita de generosas gôtas do melhor Aceto Balsamico de Modena (cidade natal de Pavarotti).
Para acompanhar esta preciosidade, nada melhor que um bom naco de Pão Romano (Pão Italiano em Gomos) produzido na Histórica Padaria Nossa Senhora do Carmo, lá em São João Del Rei.
E, a estas horas, como ninguém é de ferro e hoje é Quinta-feira ( prenúncio de uma Sexta abençoada), só mesmo degustando um Puro Malte "on the rocks", cuja água é Mineral da Fonte Duque de Saxe de Caxambu. 


Of course!



Compartilhado por