AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 1 de março de 2013

Matéria sobre Caxambu e S. Lourenço - imprensa do interior de SP

Conheça as milagrosas águas mineiras, em Caxambu e São Lourenço
A poucas horas da região é possível encontrar verdadeiros paraísos mineiros


As cidades do Sul de Minas Gerais, São Lourenço e Caxambu são ótimos destinos para quem deseja aliar tranquilidade e bem-estar, além de oferecer passeios e atrações diversificados para todas as idades. Os municípios compõem o Circuito das Águas, conhecido nacional e internacionalmente pelas  propriedades terapêuticas de suas fontes. 

Em São Lourenço, além da típica hospitalidade mineira, a cidade chama atenção pela ótima rede de hotéis e pousadas, que vão dos mais simples aos grandes complexos de lazer. Para quem vai em busca de tranquilidade, o parque é destino certo, mas para os mais aventureiros também é possível optar por passeios repletos de adrenalina, como é o caso do voo de balão. A cidade é uma das poucas que oferecem a oportunidade de realizar esta experiência, com duração de 45 minutos.  

Já em Caxambu, além do principal destino, que é o parque, os turistas podem se aventurar no teleférico, que sai do Morro de Caxambu. A rede hoteleira oferece também hotéis e pousadas com o característico charme mineiro. 

Um ponto importante nas duas cidades é a rica gastronomia. Os típicos pratos mineiros enchem os olhos e encantam o paladar de qualquer turista, com destaque ao café.

Parque de Caxambu

A cidade de Caxambu, que fica no sul de Minas Gerais, a aproximadamente cinco horas de carro de Santos, é um dos bons destinos turísticos da região. É uma tradicional estância hidromineral, que compõe o Circuito Mineiro das Águas. Ótima opção para aqueles que preferem viajar para lugares de campo, pois a atmosfera é sempre saudável e aprazível aos seus visitantes. E a maior atração turística da Cidade é o Parque das Águas.

O local, um dos maiores centros hidrominerais do planeta, possui cerca de 210 mil m2 de área e oferece atrações para todos os gostos e idades. Chamam a atenção as 12 fontes de águas minerais gasosas e medicinais, com propriedades diferentes. Uma natureza exuberante se apresenta entre bosques, jardins e alamedas de grande beleza paisagística.

Uma destas fontes - além de possuir riqueza nas propriedades das águas - também é valiosa historicamente. Trata-se da Fonte D. Isabel / Conde D’Eu. Conta a história que a Princesa Isabel e seu esposo foram atraídos a Caxambu em 1868, por conta da enorme fama das águas minerais da região. A integrante da Família Real tinha anemia, fato que, à época, dificultava a gravidez. Queria achar uma cura para sua infertilidade e, como algumas das fontes são ricas em ferro, ela conseguiu se curar e, por conseqüência, engravidou. Como forma de agradecimento, doou uma Igreja à Cidade, a de Santa Isabel.

Assim, quando o Parque foi criado também foi lançada a fonte em homenagem ao casal. O projeto para construção do quiosque foi elaborado no Rio de Janeiro pelo arquiteto A. Telles em 1917.  O prédio possui teto acupulado, sustentado por pilastras. Dois pares de colunas demarcam o acesso frontal à escada de mármore. O piso é de azulejos decorados e antigos.

As fontes de águas minerais do local possuem alto poder diurético e desintoxicante. Cada uma delas possui diferentes propriedades químicas e estão entre os locais mais procurados.  Há, ainda, o gêiser  das estâncias hidrominerais que jorra água quente três vezes por dia. A famosa estância detém a maior concentração de águas carbogasosas do planeta.

O Parque das Águas de Caxambu também abriga o suntuoso Balneário de Hidroterapia, um tradicional centro hidroterápico, que oferece banhos de imersão em água mineral, piscina de hidroterapia, saunas a vapor e secas, duchas, além de vários tratamentos estéticos.

E não para por aí. Além das fontes e do balneário, o Parque das Águas ainda oferece outras atrações como: piscinas de água mineral, lago e pedalinhos, pista de cooper, quadras esportivas e um teleférico que leva o turista ao topo do Morro Caxambu para uma deslumbrante vista da cidade.

Serviço
O local funciona diariamente das 7 às 18 horas. A entrada custa R$5. Demais atrações possuem preços à parte. Informações pelo telefone (35) 3341-3266 ou  pelo www.caxambu.mg.gov.br.


Parque de São Lourenço

O Parque das Águas de São Lourenço é destino ideal para quem busca energias e as propriedades que a água transmite. No passado, o local funcionava mais como um centro de saúde. Hoje, transformou-se - além de um ótimo lugar para passear - em um centro de bem-estar.  A mudança aconteceu em 2000,quando o turismo de saúde foi substituído  pelo de bem-estar e, principalmente,  de prevenção.

Neste sentido, no Centro Hidroterápico-Balneário é possível fazer diversas terapias, como 12 tipos de massagens, estética facial e relaxamentos. Todas  com o objetivo de oferecer a sensação de bem-estar. 

Além disso, pelo parque existem nove fontes de águas minerais, com composição fisico-químicas completamente diferentes. A Fonte Oriente, com água mineral gasosa natural, além de possuir um sabor agradável, é muito utilizada para o tratamento de distúrbios renais, digestivos e certos tipos de intoxicação. A Fonte Andrade Figueira possui propriedades que são ótimas para o tratamento de distúrbios hepáticos, vesícula biliar e alterações do intestino grosso.

A Fonte Vichy é benéfica para tratar problemas gástricos, renais e de vesícula biliar.  Já a Fonte Ferruginosa é ideal para tratamemntos de anorexia, anemia e astenia. O uso da Fonte Alcalina traz melhorias em tratamentos de úlceras gastroduodenais, além de dar grande alívio na hipercloridria.

A Fonte Jaime Sotto Mayor traz diversos benefícios. Umas das contribuições é no tratamento de diabetes. Já a Fonte José Carlos de Andrade é muito eficaz para tratamentos de depressão e estresse.
A Fonte Sulfurosa II contribui para o tratamento de diabetes e processos alérgicos da pele, entre outras doenças. Já as propriedades da água da Fonte Primavera são ideais para o tratamento de anemia e anorexia, além de ajudar a diminuir o cansaço e a fadiga.

A área do parque é protegida por matas e caminhos ajardinados, com 430 mil m2. Só o lago domina 90 mil m2 dessa paisagem. Barcos, pedalinhos, quadras de esporte, lojas de artesanato e restaurantes são algumas atrações do parque.

Com uma vegetação nativa com centenas de espécies, inclusive orquídeas raras e um pau-Brasil, plantado pela ex-presidente Getúlio Vargas, em 15 de março de 1931, o local também apresenta um fauna variada. 
A paisagem no amanhecer e no final da tarde ganha um espetáculo com a migração de aves. Em média, 30 mil pessoas passam pelo local mensalmente. 

Reconhecimento 
O esloveno Marko Pogacnick, descreve em seu livro Brasil - Uma Trilha para o Paraíso  que a estância de São Lourenço é um lugar com energias maravilhosas, cujas fontes se apresentam repletas de energia  sutis e criativas, puras e simplesmente cheias de entidades da Natureza como em um "mundo de conto de fadas".  

Serviço
O parque funciona todos os dias das 8 às 17h20. O valor do  ingresso é de R$ 5. Crianças até cinco anos não pagam. Informações adicionais em www.saolourenco.mg.gov.br.

Fonte: Bonews