AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Câmara Municipal de Caxambu

Obras da Henrique Monat preocupam Executivo e Legislativo


A Câmara Municipal está realizando Audiências Públicas para discutir as metas de receita e despesa para 2014, a partir da Lei Orçamentária Anual (LOA) e também o Plano Plurianual (PPA). A Câmara convidou os secretários municipais de Meio Ambiente, Fábio Fernandes e de Obras, Willian Gobbi Gama, para participarem da reunião no dia 23 de outubro. Ambos não compareceram e foram representados pelo secretário municipal de Administração, doutor Sérgio Hannas Salim. O foco da reunião foi as obras da avenida Henrique Monat.
O vice-presidente Clóvis Almeida, que é engenheiro civil, discordou da forma como está sendo feito o asfaltamento da avenida. Ao explicar tecnicamente como o serviço deveria ser executado, enfatizou que não está havendo compactação do terreno, o que seria fundamental, e que o asfalto está sendo colocado sobre um solo encharcado, o que comprometerá a qualidade e duração da obra, logo após o seu término. Destacou que o asfaltamento do acesso ao bairro Santo Antônio teria que “ser diferente”, pois sofrerá maior impacto. Criticou a qualidade do material usado na obra e pediu que a prefeitura cobrasse da empreiteira um serviço de qualidade e que o contrato fosse analisado com muita cautela e seriedade. Alertou para a necessidade da cobrança da qualidade do serviço, a fim de evitar desgaste para a própria Administração, caso a obra tenha que ser refeita. Alertou o Executivo para registrar e documentar a execução do serviço, em suas diversas etapas.         
Na oportunidade, o secretário Sérgio Hannas informou que o Executivo está tratando do assunto com responsabilidade e seriedade, para que a prefeitura e a população não sejam penalizadas. Convidou o vereador Clóvis para acompanhar e fiscalizar a obra, com o Executivo. Pediu que o vice-presidente usasse a sua experiência profissional para auxiliar o Executivo em suas obras. Particularmente, se posicionou a favor de um calçamento sem asfalto, considerando que embeleza a cidade. No que se refere à parte jurídica, afirmou que o Executivo tomará todas as providências cabíveis, caso necessárias, para o sucesso da obra.       
O prefeito Ojandir Belini (Jurandir) informou que a obra está sendo fiscalizada pelo Executivo, e que a empresa garante a qualidade do serviço. Afirmou que não solicitará a interrupção do serviço, e que “se der problema, a empresa refará”. Disse que após a conclusão, o Executivo fará um teste, solicitando o tráfego de uma carreta de 30 toneladas no local, para uma avaliação. Falou que o serviço será concluído em dezembro e que encaminhará à Câmara, a cópia do contrato e das notificações e que tudo está sendo registrado através de fotografias. 
Para o vereador Fábio Curi, a obra deve ser continuada, apesar dos problemas, devido à proximidade da alta temporada. Disse que se o processo de licitação for refeito, a morosidade prejudicará a própria cidade, ao receber os turistas. Considerou que, caso necessário, o único caminho para resolver o problema será a Justiça.
Ao concluir a reunião, o presidente Marcos Halfeld destacou a função fiscalizadora da Câmara, considerando que a Casa tem agido dignamente. Disse que a preocupação do vice-presidente Clóvis Almeida é de toda a Casa, e que “se der errado, o caminho será a Justiça”.