AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Terceira Idade de Volta Redonda visita Caxambu 
Oitava viagem para estância hidromineral reuniu cerca de 400 idosos

O oitavo passeio realizado pelos grupos de Terceira Idade da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) deste ano reuniu cerca de 400 idosos na cidade de Caxambu - localizada na região Sul de Minas Gerais - uma das principais cidades do Circuito das Águas e conhecida como importante estância hidromineral. As viagens da Smel começaram na segunda-feira, dia 09 de setembro, e terminam no dia 16 de dezembro, beneficiando cerca de 10 mil participantes dos programas para a Terceira Idade realizados pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Smel e da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). Entre os grupos que participaram desta viagem estavam: Parque Aquático, Musculação (Estádio Raulino de Oliveira), Monte Castelo, Ginástica (Três Poços) e Eucaliptal.
“Todo ano temos a oportunidade de viver uma nova lua de mel. Jamais teríamos dinheiro para conhecer tantos lugares maravilhosos assim e com esse tratamento espetacular. E o mais gostoso é estar com amigos”, disse a dona de casa Maria José Costa de Souza, 66 anos, moradora do bairro Monte Castelo e que participa há 12 anos dos programas disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda. Para o marido dela, o aposentado Cleber Xavier de Souza, 71 anos, essa é uma oportunidade ímpar. “Sempre gostei de jogar bola e acabei parando por causa da idade. Minha esposa, que já participava a um ano desse programa, me convidou para conhecer o grupo. Foi o suficiente para querer participar também. Esse é o sexto passeio que fazemos juntos”.
Para as amigas Amélia Cândido (52), Lenir Aparecida da Costa Batista (55) e Maria de Lourdes Nogueira (67), que participam do grupo da Ilha São João, o passeio significa a realização de um sonho: se hospedar em um hotel. “Estou realizando esse sonho agora. E não sei medir o quando estou feliz. Talvez essa seja a melhor experiência que vivi nos últimos anos”, disse Lenir.
A mesma alegria é compartilhada por Dulcinéia da Conceição Cândido, 64 anos, moradora do bairro Eucaliptal e que participa a 18 anos do programa. “Hoje posso dizer que esse programa mudou a minha vida. Sofria com dores no joelho e não sinto mais nada. Quase não vou mais ao médico, só mesmo para exames de rotina. Além disso, me tornei uma pessoa mais solidária, mais companheira, mais feliz”, afirmou Dulcinéia.
Mas esses passeios não mudam apenas a vida dos integrantes da Terceira Idade de Volta Redonda. Para o prefeito de Caxambu, Ojandir Ubirajara Belini, a ida desses grupos para a cidade movimenta o turismo e aquece o comércio. “O nosso ponto forte é o turismo e receber a melhor idade na nossa cidade muito nos orgulha. Sem esses turistas, Caxambu não sobreviveria. Quero aproveitar a parabenizar o prefeito Neto pela excelente iniciativa. Quando um prefeito se preocupa com a Melhor Idade é sinal que ele preza a história da cidade e valoriza quem tanto já contribuiu para o seu crescimento”, disse Ojandir.
Quem concorda com ele é a comerciante Querubina Acro, 58 anos. “Posso dizer que, com a vinda desses grupos, as minhas vendas aumentaram em torno de 60%. Não estava vendendo praticamente nada e quando soubemos que seriamos beneficiados com a vinda deles tratei logo de repor o estoque”, disse.
Em Caxambu, os idosos tiveram a oportunidade de visitar o Parque das Águas, conhecido pelas fontes medicinais, realizar caminhadas, andar de charretes, além de conhecer os pontos turísticos da cidade. À noite, os idosos participaram de um baile, animado pela dupla César Meia Lua e Jorge dos Teclados, ao som de forró. As viagens com os grupos de Terceira Idade acontecem há 13 anos, sempre no final do ano. Já foram realizados passeios para Parati, Cabo Frio, São Lourenço, Búzios e Angra dos Reis.
Promovidos pelas Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Ação Comunitária, os programas realizados com a Melhor Idade atendem a mais de 15 mil pessoas com idade acima de 50 anos. Os programas acontecem em parceria com o Ministério do Esporte e recebe a orientação de professores de educação física. Os inscritos no programa participam de diversas atividades esportivas, lazer social e campanhas de saúde na cidade.