AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

População teme enchente em São Lourenço
A enchente de 2000 arrasou a cidade

Os moradores de São Lourenço (MG) temem que uma coincidência de números possa levar a cidade a sofrer com as enchentes no próximo período chuvoso. É que há exatamente 14 anos, a cidade ficou debaixo d´água com a cheia que atingiu a cidade e o Sul de Minas no ano 2000. Antes, a cidade só havia visto algo parecido 14 anos antes, em 1986. Agora o medo é que a força da natureza castigue novamente a cidade.
"O povo tem uma crença que a recorrência era de 40 em 40 anos. Só que de 1986 para 2000 foram só 14 anos e se você pegar de 14 anos para cá, seria neste período chuvoso. Mas o importante é que sabemos dessa preocupação da população e estamos bem preparados para enfrentar qualquer tipo de problema", diz Rogério Mello, coordenador da Defesa Civil de São Lourenço.
As autoridades do município já preparam um plano de contingência para enfrentar as enchentes. Eles incluem as escolas, que seriam usadas para abrigar os desalojados.
"Nós esperamos que não tenha nenhuma catástrofe, mas se for necessário, as escolas estão preparadas para abrigar essas pessoas que tiverem esse imprevisto da natureza", diz Margarida de Luca Alves, secretária de Educação do município.
Algumas pessoas que não tem o que fazer, ficam tentando criar uma falsa expectativa em torno de catástrofes e e acidentes naturais. O que sabemos é que o Rio Verde não está assoreado e dificilmente teremos enchente como a de 2000. A cidade se precavem todos os anos na época das chuvas, mas somente como forma de alerta e nada mais. Essa coisa de coincidência de 14 anos é pura ficção.