AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Coisas de Caxambu

Uma quitanda muito diferente
Quando for comprar frutas e legumes, que tal levar arte, cultura e literatura para casa?
O universo inteiro conspira para ser conhecido por todos



Quem passa diariamente em frente à porta da quitanda Ki-Frutas, bem em frente ao Palace Hotel de Caxambu, não imagina que pode encontrar muito mais do que frutas, legumes e verduras fresquinhos e de excelente qualidade. Em meio às mercadorias, você pode encontrar títulos de livros  - que vão desde os clássicos aos infantis, além de uma boa coleção de filmes em DVD, e até mesmo em fitas, entre outras raridades. Eu mesmo esbarrei por acaso em dois títulos de livros que estava querendo ler há algum tempo - surgidos inusitadamente, dividindo espaço nas prateleiras entre queijos, leite e frutas.
A quitanda funciona como um centro de distribuição cultural gratuito: todos os livros e filmes estão ali para serem emprestados - sem nenhum custo. Basta apenas registrar a retirada e assumir o compromisso de devolver o título em trinta dias,
De acordo com Alexandre Reis, proprietário da quitanda - a ideia surgiu espontaneamente, quando um amigo escritor pediu para colocar alguns livros seus à disposição dos clientes. Desde então, a coleção não pára de crescer. 
Segundo Alexandre, hoje existem mais de quinhentos livros emprestados, com uma saída que varia entre sete e oito livros por dia. Quem volta para trazer um livro, acaba levando outro - e assim o círculo de expansão de cultura e também de solidariedade vai se ampliando a cada dia, pois muitas pessoas também fazem doações de novos títulos para ampliar o acervo da biblioteca.
Alexandre Reis dos Santos revelou que tem preferência pelos temas transcendentais e por autores exotéricos - dos quais, existe uma bela coleção de títulos. É possível encontrar ainda livros de filosofia -notadamente, algumas obras de  Nietzsche entre tantos temas variados e interessantes.
Vale a pena conhecer e prestigiar essa iniciativa.