AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

UFLA realiza workshop sobre revitalização da Bacia do Rio Grande

  

bacia-rio-grande

A Bacia do Rio Grande ocupa uma área de 8.605.029 ha, aproximadamente 15% da área total do estado de Minas Gerais, incluindo significativa cobertura vegetal nativa. Devido a sua grande importância no fornecimento de água e geração de energia elétrica, em 2013, foi estabelecida uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Cemig para a construção de um modelo fitogeográfico, cujo propósito é dar subsídio a programas de revitalização de suas áreas de preservação permanente e o desenvolvimento sustentável da região.

Nos dias 1º e 2 de setembro de 2014, será realizado um workshop  com o objetivo de difundir a importância do tema e apresentar à comunidade acadêmica e sociedade em geral as informações geradas pelo projeto e as possíveis ações para a efetiva revitalização da Bacia do Rio Grande. 

O workshop será realizado no auditório do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf/UFLA), com apresentação de abertura às 8 horas, com a palestra do reitor da UFLA e coordenador do projeto, professor José Roberto Scolforo.

A programação prevê a apresentação de diversas áreas temáticas: inventário florestal, sensoriamento remoto, diversidade florística/genética, fitogeografia, quantificação dos estoques de carbono, monitoramento de bacias hidrográficas e conservação e uso do solo.

PARTICIPAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA HIDROEX
Além dos professores da UFLA envolvidos no projeto, o workshop contará com a apresentação do promotor de justiça, Bergson Cardoso Guimarães e da diretora de Pesquisa da Unesco-Hidroex, Tânia Brito.

As inscrições devem ser feitas na secretaria do Lemaf, até dia 29 de agosto. As inscrições são gratuitas e haverá entrega de certificado de participação.