AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Hospital São Lourenço realizou palestras e caminhada do Outubro Rosa

Hospital São Lourenço realizou palestras e caminhada do Outubro Rosa



Os cuidados com a saúde devem, sempre, ser iniciados com a devida conscientização e atitudes de prevenção. Foi com esta filosofia que o Hospital São Lourenço desenvolveu três palestras e uma caminhada relacionadas ao chamado Outubro Rosa. De acordo com a coordenadora geral do evento, Yara Lopes (enfermeira do serviço de Oncologia do Hospital), o objetivo principal do Outubro Rosa (que tem, como símbolo, o laço cor de rosa) é conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


Duas palestras sobre formas de prevenção e combate ao câncer de mama (direcionadas a funcionários do Hospital, estudantes e outras pessoas da comunidade de São Lourenço) foram ministradas, nos dias 15 e 16, no setor de Oncologia do Hospital pela oncologista clínica da instituição, dra. Beatriz Verçoza. No sábado (17) pela manhã, uma caminhada - reunindo profissionais do Hospital, estudantes, representantes da Prefeitura e da comunidade - saiu da entrada do Parque das Águas, seguindo pelas ruas centrais Comendador Costa e Melo Viana, avenidas Dom Pedro e Getúlio Vargas, retornando à Praça Brasil. Em seguida, no salão de eventos do Parque das Águas, a oncologista dra. Beatriz ministrou mais uma palestra, também a respeito do câncer de mama.
“Em grande parte dos casos, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, aumentando, assim, as chances de tratamento e cura. Independentemente da idade, todas as mulheres podem e devem conhecer o próprio corpo, para saber o que está normal ou não em suas mamas”, explicou a dra. Beatriz. Além disso, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer a mamografia, exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Fique atenta a alguns sinais, como: mudança no tamanho ou formato da mama; vermelhidão ou coceira na pele ou ao redor do mamilo; inchaço nas axilas; vazamento de líquidos pelo mamilo; caroço, mudança na textura e/ou dor constante na mama e axilas. Para se prevenir, são importantes: prática de atividade física; alimentação saudável; peso corporal adequado, amamentar e evitar o consumo de bebida alcoólica. Para a aposentada Regina Ferreira Pereira, é muito importante ter acesso a informações sobre o câncer de mama. “Temos que nos prevenir, pois podemos salvar vidas”, opinou.


A Oncologia do Hospital atende, diariamente, pacientes com qualquer tipo de câncer, que necessitam de acompanhamento oncológico e tratamento com quimioterapias, hormonioterapias e oncohematologias. Para se chegar a um diagnóstico que indique a ocorrência do câncer ou, mesmo, buscar a transferência de atendimentos já iniciados em outros locais, é preciso marcar uma consulta médica pelo telefone 3339-2058 ou pessoalmente, na Oncologia/Centra (rua Senador Soares dos Santos, s/no). É o Serviço de Oncologia do Hospital São Lourenço e você: todos na luta contra o câncer de mama.