Palace Hotel - Caxambu

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Jornal do Brasil - CNC apoia evento de gastronomia no sul de Minas Gerais

CNC apoia evento de gastronomia no sul de Minas Gerais
Festival Boa Mesa 2016 é realizado em Caxambu (MG)

Informe CNC


A cidade de Caxambu, localizada no sul de Minas Gerais, está recebendo, desde o início de janeiro (7) até o dia 9 de fevereiro, o Festival Boa Mesa 2016.

A segunda edição do evento conta com um circuito gastronômico, do qual participam 11 restaurantes que apresentam pratos baseados na culinária mineira, além de seis festins – cardápios completos especialmente preparados para o evento – em hotéis, aulas-show, palestras, workshops e seminários gastronômicos, colocando em pauta a produção de alimentos e a gastronomia da região.

O festival é uma iniciativa do Sindicato Intermunicipal de Gastronomia e Hospitalidade de Caxambu (Sigah), do Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau e da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), com o apoio e o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).




“O Festival promove e valoriza os estabelecimentos participantes e, por meio da culinária regional mineira, incentiva o turismo gastronômico, deixando um legado para a ampliação do segmento na região”, acredita o presidente da FNHRBS e diretor da CNC, Alexandre Sampaio.
Apoio técnico e consultoria aos restaurantes participantes
O festival Boa Mesa 2016 realizou parcerias para apoiar e capacitar os estabelecimentos participantes. O Chef Edson Puiati e sua equipe prestaram consultorias aos restaurantes para elaboração final dos pratos servidos como parte do festival. Esse trabalho contou com o apoio do curso de gastronomia do Centro Universitário Una, que disponibilizou uma equipe com dois professores e sete alunos, a qual, junto com o Chef Puiati, ficou em Caxambu por dois dias acompanhando o trabalho dos chefs e cozinheiros do Boa Mesa.
Também foram realizados encontros entre a produção do Festival e os garçons e gerentes dos estabelecimentos, com o objetivo de levar informações sobre a qualidade no atendimento e sobre o próprio evento. A ação buscou garantir um serviço qualificado e que os colaboradores dos estabelecimentos participantes estivessem aptos a informar os clientes sobre o evento.
Territórios Gastronômicos
Um dos pontos altos do Festival foi a realização do seminário Territórios Gastronômicos, que teve mediação do Chef Edson Puiati e do pesquisador gastronômico Eduardo Avelar. O seminário debateu os terroirs da região da Mantiqueira, objetivando resgatar a cultura local e deixar mais perceptível a correlação entre a produção de alimentos, o turismo e a gastronomia. Além de palestra, o seminário teve aulas-show – realizadas em um contêiner com uma cozinha completa montada em seu interior –, e os pratos, preparados ao vivo, foram distribuídos e degustados pelo público de mais de 200 participantes.
O presidente do Sigah, Amaro Gadbem, homenageou os principais parceiros do evento entregando placas de agradecimento ao presidente da FNHRBS e diretor da CNC, Alexandre Sampaio, ao Chef Edson Puiati e ao Chef Rodrigo Machado. “Todos são grandes responsáveis por parte do sucesso deste festival”, afirmou Gadbem.
Entre os chefs que participam do evento, além de Edson Puiati, Eduardo Avelar e Rodrigo Machado, estão Carlos Pitta, Cidinha Lamounier, Danilo Simões, Felipe Lerroá, Fernando Loesch, Ilmar de Jesus, Joana D’Arc, Omar Barroso, Tulio Montenegro e Penninha.
Mais informações no site do evento.
Acompanhe pelo Facebook.

Fonte: Jornal do Brasil