Palace Hotel - Caxambu

domingo, 24 de janeiro de 2016

OCUPA ESCADA - Caxambu, MG - 2016

 



O QUE É O PROJETO? O projeto OCUPA ESCADA é uma iniciativa independente que surgiu dentro de um grupo formado por diversos Caxambuenses que têm a intenção de promover ações e discussões sociais, culturais e políticas, visando a melhoria e o desenvolvimento justo de nossa cidade. 

Objetivos gerais: 1. Despertar nos moradores o sentimento de pertencimento em relação aos espaços públicos do bairro; 2. Discutir com a comunidade suas necessidades e prioridades; 3. Adequar e melhorar a infraestrutura e a qualidade dos espaços públicos dos bairros; 

ONDE? A primeira ação do grupo, denominada OCUPA ESCADA, acontecerá na escadaria que dá acesso ao Bairro Santa Tereza. 

QUANDO? A ação acontecerá no dia 24/01/2016, domingo, de 7:30h às 18:30h. 

POR QUE ESTA ESCADA? O local foi escolhido à partir de uma demanda apresentada pelas crianças do bairro estudantes da escola municipal Chapeuzinho Vermelho, que transitam diariamente pela via, que é um elo de comunicação do bairro Santa Tereza, antiga linha do trem, passagem “Estrada Real”, com o centro da cidade. No ano de 2015 as crianças realizaram um mutirão de limpeza do local. Atualmente a área encontra-se degradada, abandonada e em péssimas condições, com lixo espalhado pelo chão, degraus quebrados, paredes escuras e úmidas e sem nenhum tipo de infraestrutura, o que fez o despertar pelo interesse a este projeto. 



 PROPOSTA:  Melhorar as condições físicas e ambientais do espaço previamente apresentado. 

COMO? Através da mobilização social e do trabalho coletivo e voluntário, visando envolver não só as crianças da comunidade mas também os adolescentes, os pais e todas as pessoas que tem interesse em melhorar as condições desta área degradada. 

Atividades propostas para o dia 24/01

Oficina de Tinta de Terra Responsável: Lucas, Lara Materiais necessários: Pó xadrez de diferentes cores, 2 baldes de cola branca, 2 kg de polvilho azedo, 1 lata de óleo de linhaça, 1 lata de resina base de água (acrílica), terras de cores variadas, recipientes para fazer tintas e bases, recipientes para as variações. 

Oficina de confecção de Jardim Vertical Equipe responsável: Ana Carolina, Flávia, Priscilla Materiais necessários: Canos de PVC diâmetro 4 polegadas, de comprimentos variados, garrafas PET, terra natural, areia, composto orgânico (adubo), mudas de flores e plantas suculentas, fio de nylon ou de varal ou arame fino. 

Oficina de Canteiro Equipe responsável: Maria Estela, Renan Materiais necessários: Terra natural, composto orgânico (adubo) ou esterco, pedras, mudas, placas de madeira de refugo. Ferramentas: 2 pás, 2 enxadas, 2 aradeiras retas, 2 aradeiras articuladas, 2 regadores. 

Oficina de Mobiliário Urbano Equipe responsável: Hugo, João Materiais necessários: madeira de construção, 1 lata de verniz, pneus, pregos médios. Ferramentas: 2 serrotes, 2 martelos, 2 pincéis grande. 

Atividades prévias necessárias: Para a realização das atividades previstas para o dia 24/01, previamente necessitamos rebocar e dar uma mão de tinta base no o muro, para que no dia da ação OCUPA ESCADA o espaço esteja preparado para receber as pinturas e as outras intervenções a serem realizadas pelos crianças e moradores do bairro interessados em melhorar as condições do espaço citado. Estas ações prévias de reboco e pintura serão realizadas nos dias 10/01/2016 e 17/01/2016, em forma de mutirão, com a mão de obra voluntária dos próprios moradores do bairro. Materiais necessários conforme levantamento físico realizado no local: 12 sacos de cimento, 2 metros e 1/2 de areia (aproximadamente 126 latas), 14 sacos de supercal (15kg) ou globofilito, tinta látex branca (20l). 


PROGRAMAÇÃO DIA 24/01

07:30H - Encontro e organização do espaço, divisão dos grupos de trabalho para as oficinas. 

08:00H - Início das atividades nas oficinas. 

10:00H - Intervalo para Lanche. 

10:30H - Retomada dos trabalhos nas Oficinas. 

12:30H - 14:30h - Intervalo do Almoço.

14:30H - Reencontro: Finalização das atividades pendentes nas oficinas. 

15:30H - Organização do espaço para as atividades culturais.

16:00H - Atividades culturais. 

18:00H - Encerramento.