AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Sind-UTE/MG Caxambu denuncia atraso do 13º salário da rede municipal de educação

Sind-UTE/MG Caxambu denuncia atraso do 13º salário da rede municipal de educação

Na noite dessa segunda-feira, 25 de janeiro, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - Sind-UTE/MG - subsede Caxambu participou da Tribuna Livre da sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxambu.

Na ocasião, a professora e diretora do Sind-UTE/MG Lourdes Regina - a Teca - explanou sobre o não pagamento do 13º salário de 2015 aos servidores públicos municipais e a total falta de comunicação oficial por parte da prefeitura. Apontou também que a partir dos problemas financeiros e legais da situação, e diante da falta de ação por parte do Sindicato dos Servidores Municipais (SINDISCAXA), os educadores da rede municipal buscaram no Sind-UTE/MG a sua organização e a sua mobilização.

Também explicou que no dia 19 de janeiro realizou-se nesse sindicato uma reunião com diversos professores e funcionários da rede municipal de educação de Caxambu, e que dessa reunião coletiva se deliberou diversas ações de mobilização da categoria para reverter o quadro. Entre elas estava o protocolo por parte do Sind-UTE/MG de requerimentos à prefeitura (até o momento não respondidas) e de uma representação no Ministério Público.

Como resposta a essa representação - e também a da Câmara Municipal -, o MP acatou o pedido e instaurou procedimento exigindo que o prefeito Ojandir Belini pagasse o 13º salário atrasado dos servidores e também as dívidas com o Instituto de Previdência de Caxambu, antes de qualquer gasto com festividades na cidade.

Teca analisou que a entrada no Ministério Público no caso e as suas exigências para o pagamento do 13º foram uma vitória parcial da mobilização da categoria e da atuação do Sind-UTE/MG subsede Caxambu. Ainda mais no momento que a prefeitura solta um comunicado sobre o possível pagamento de sua primeira parcela no dia 5 de fevereiro. Porém, ressaltou que a mobilização dos educadores municipais continua, e que nova reunião com a categoria irá acontecer amanhã (terça, 26/01), às 14 horas no Sind-UTE/MG, para deliberar os encaminhamentos da mobilização.

Fica para todos nós a lição que a luta coletiva e a organização da categoria são peças fundamentais para a vitória de todos. O Sind-UTE/MG subsede Caxambu defende a unidade dos trabalhadores em educação da rede estadual e municipal na luta em defesa dos seus direitos, e chama os colegas da rede municipal a juntarem forças conosco. SOMENTE A LUTA MUDA A VIDA! UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!


REUNIÃO DE SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAXAMBU
EXTRAORDINÁRIA
DIA 26 (TERÇA), ÀS 14 HORAS
NO Sind-UTE/MG Caxambu
RUA DR. ENOUT 193, CENTRO



Fonte: