Investigado por improbidade, prefeito de Caxambu é afastado
Ojandir Ubirajara Belini (PP) é investigado por cometer crime de improbidade administrativa
Por decisão da Câmara Municipal de Caxambu, tomada na noite desta segunda-feira (4), o prefeito da cidade, Ojandir Ubirajara Belini (PP), mais conhecido como 'Jurandir' foi afastado do cargo por 90 dias. Entre os onze vereadores da cidade, apenas três foram contrários ao afastamento do chefe do Executivo municipal. Belini é investigado por cometer crime de improbidade administrativa. Em seu lugar, assume o vice-prefeito Beto da Nazira, também do PP.
Em junho, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores concluiu que Ojandir Ubirajara Belini cometeu crime, baseado em relatório elaborado por vereadores sobre um acidente de carro envolvendo o prefeito no ano passado. O relatório já foi enviado para análise do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Segundo a denúncia, Belini teria utilizado o veículo fora do horário de trabalho. No processo, também foi questionado o fato do prefeito estar sem motorista e um suposto sumiço do carro após o acidente. O veículo foi levado para um guincho em São Lourenço, também no Sul de Minas.
Segundo a Câmara, também não foi realizado um boletim de ocorrência. O município teria tido prejuízo com o pagamento do seguro, já que o carro foi comprado por R$ 82 mil e o valor pago pela seguradora foi de pouco mais de R$ 65 mil. O carro teve perda total.
Caso a denúncia seja aceita, a pena pode ser de ressarcir os cofres públicos, pagar multa equivalente a até três vezes o valor do carro ou perder o cargo e ter os direitos políticos suspensos por oito a 10 anos
Fonte: O Tempo