NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO CAXAMBUENSE
A Associação Caxambuense Pró Saúde – ACAPS se sente no dever de esclarecer à população caxambuense a respeito da Live, realizada em 20 de maio de 2021 pelo Prefeito Municipal, na qual, a participante, enfermeira da Policlínica – Sra. Cristina, responsável pelo agendamento das visitas dos profissionais médicos, nas residências dos pacientes suspeitos e com quadro de Covid-19, afirma que o hospital fala para os pacientes suspeitos e testados “positivo” para Covid-19 que:
“(…) que a gente vai no dia seguinte, só que a gente não fica sabendo. Aí, quando a gente vem a saber, dois ou três dias depois, eles começam a achar que a gente que não quer. Mas não é nada disso, é que a gente não está sabendo deles ainda. Então o que a gente pede é o seguinte: apresentou sintoma, foi no hospital e o hospital falou isso, liga para nós aqui no 76849032 e avisa.”
O Hospital esclarece que o protocolo utilizado para notificar a Secretaria de Saúde do Município – quando da suspeita ou constatação de um paciente com Covid-19 – é o estabelecido pelo Ministério da Saúde e orientado pela Secretaria Estadual e/ou Municipal de Saúde, na forma e dentro do prazo estabelecido.
Não corresponde à realidade a afirmação de que a notificação dos casos suspeitos e positivos de COVID-19 é enviada pelo Hospital à Secretaria Municipal de Saúde somente dois ou três dias depois do atendimento. As Notificações são enviadas diariamente à Secretaria Municipal de Saúde e os protocolos de recebimento se encontram no Hospital.
O Hospital também esclarece que não informa, ao paciente suspeito ou com Covid-19, a estimativa do prazo que os profissionais da saúde do Município irão realizar as visitas de monitoramento, pois, esse procedimento cabe única e exclusivamente à Secretaria Municipal de Saúde.
O Hospital apenas informa ao paciente para entrar em contato com o PSF ou a Policlínica, o mais breve possível. Inclusive, na própria Live realizada pelo Chefe do Executivo, a todo momento, esta é a orientação repassada pela encarregada da Policlínica.
Alerta-se, que algumas cidades do Sul de Minas já anunciaram que pacientes foram diagnosticados com as novas variantes do “Corona Vírus”, e esse fato, causa mais preocupação com a saúde da população e dos profissionais da saúde que estão trabalhando incansavelmente para assistir a população Caxambuense neste grave momento, e sempre que necessitarem.
Por fim, todos do Hospital e os membros da ACAPS solicitam a colaboração dos Caxambuenses em relação às medidas de proteção ao contágio e manifestam solidariedade às pessoas acometidas pela Covid-19, bem como, aos seus familiares e amigos.
Caxambu/MG, 21 de maio de 2021.
https://hospitaldecaxambu.com.br/nota-de-esclarecimento-populacao-caxambuense/
Diretoria do Hospital de Caxambu