O potencial turístico de Caxambu (Sul de Minas) e os problemas que afetam o município serão debatidos em audiência pública pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião será nesta quinta-feira (11/3/10), às 10 horas, no Centro de Convenções (Rua Adão Augusto Gomes, S/N - Bairro do Bosque).
De acordo com o deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), autor do requerimento, o objetivo da reunião é buscar alternativas para que a cidade possa receber delegações internacionais e turistas durante a Copa do Mundo de 2014. "Queremos mostrar à população que Caxambu e região podem aproveitar as belezas naturais que possuem para atrair turistas e trazer o desenvolvimento. A cidade poderia até hospedar alguma seleção participante do torneio", comenta o deputado.
Localizada entre dois vales da Serra da Mantiqueira, Caxambu é conhecida por ter um grande potencial hidromineral. Possui 12 fontes com propriedades diferentes, que jorram do subsolo. Suas águas são usadas desde a segunda metade do século XVIII em terapias e no tratamento de diversas doenças.
Convidados - Foram convidados para a audiência pública o prefeito de Caxambu, Luiz Carlos Pinto; a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond; o diretor-presidente da Codemig, Oswaldo Borges da Costa Filho; o diretor-presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos; o diretor-presidente da Copasa Águas Minerais de Minas, Herculano Anghinetti; o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas, Yuri Vaz de Oliveira; o gerente do Programa Aeroportuário da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Proaero), Marco Antônio Migliorini; e o integrante do Núcleo de Gestão do Projeto das Copas em Minas Gerais, Tadeu Barreto Guimarães.