O Governo de Minas com a coordenação da Diretoria de Apoio Logístico da Polícia Militar está concluindo a primeira fase da montagem de um hospital de campanha no Expominas em Belo Horizonte.
E para agilizar a montagem e o funcionamento, cada unidade da PM em todo o estado foi orientada a entrar em contato com os hospitais e comércio de suas cidades e pedir doações para ajudar na montagem do hospital de campanha.
O Hospital de Caxambu prontamente atendeu o pedido do Capitão Reginaldo, que comanda a PM na cidade e fez a doação de alguns materiais, medicamentos entre outros.
-É uma rede de solidariedade. Nós do Hospital de Caxambu ainda conseguimos junto a direção do presídio de Caxambu também algumas outras doações. Tudo para ajudar a montagem deste hospital de campanha que sem dúvida é muito necessário neste momento” – pontua a diretora do Hospital de Caxambu Amanda Vilela.
O que é um Hospital de Campanha?
O hospital de campanha tem como característica a capacidade de manobra para atender a uma sobrecarga de pacientes. Médicos e enfermeiros ficam próximos à linha de combate para fazer frente a necessidades pontuais que chegam ali. É um modelo estabelecido em processos de guerra, um conceito aplicado em combates. No caso, o combate é ao coronavírus.
Segundo o comando da Polícia Militar no estado, frente à pandemia, a ação do governo objetiva atender a uma possível situação de sobrecarga do sistema de saúde. Se, e quando, houver essa sobrecarga, todos estarão preparados. A princípio, a expectativa é atender, sobretudo, casos de menor complexidade ou aqueles que possam ser remanejados para aliviar os hospitais convencionais, abrindo capacidade para que possam atender pacientes mais graves. No entanto, 100 leitos de UTI com todos os equipamentos necessários serão disponibilizados no Expominas.