MOSTRA DOMINGOS OLIVEIRA
85 ANOS
A vida tem sempre razão
Para comemorar os 85 anos do cineasta, dramaturgo, ator e escritor carioca Domingos Oliveira, que se completariam no dia 28 de setembro, o cineclube do Vagão 98 e a Forte Filmes apresentam uma mostra virtual com três filmes e duas mesas virtuais sobre a vida e a obra de Oliveira. As atrações serão exibidas gratuitamente no canal do YouTube do Centro Cultural do Vagão 98. Os filmes ficarão disponíveis por 48h após a exibição oficial.
A primeira atração da Mostra, o filme “BR 716”, com Caio Blat, Glauce Guima e grande elenco, irá ao ar na terça-feira (28/9), às 20h30. Após a exibição, Glauce Guima, que venceu o Kikito de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante no 44º Festival de Gramado por sua atuação em “BR”, conversará com convidados sobre o filme e a obra de Domingos Oliveira. “BR 716” conta a história das delícias, paixões e excessos da boemia carioca que viu se formar no horizonte, como uma nuvem pesada sobre a vida, o golpe militar de 1964.
“Eu sempre achei a política importante, mas não a coisa mais importante do mundo. A coisa mais importante do mundo para mim é o amor. Se você pega qualquer pessoa, o homem mais vil ou o mais insignificante do mundo, e começa a conversar com ele, após o segundo uísque ele vai te contar sobre o grande amor de sua vida, sobre como ele teve ou não teve uma filha”, comentava Oliveira em entrevistas, a respeito de sua obra repleta de histórias autobiográficas.
Na noite de 02 de agosto (sáb), às 20h30, a Mostra apresentará “Todo mundo tem problemas sexuais”, uma comédia de costumes, criada a partir de peça teatral homônima escrita por Oliveira em parceria com Alberto Goldin. O filme narra, com graça e sem cenas de nudez, cinco histórias de encontros e desencontros íntimos de casais e entre casais brasileiros. Com Priscilla Rozenbaum, Pedro Cardoso, Orã Figueiredo e grande elenco, este é um dos filmes mais hilários de Domingos Oliveira.
Na noite de encerramento da Mostra, no sábado 02 de outubro, também às 20h30, será exibido o documentário “Domingos”, de Maria Ribeiro. Montado com entrevistas, registros de ensaios de peças teatrais e trechos de filmes de Oliveira, o documentário mostra como vida, obra, paixões e obsessões do autor se mesclam em um legado que tem, ao mesmo tempo, a densidade filosófica da grande arte e a agilidade astuta do cotidiano. “Minha obra é medíocre. O meu ponto de vista sobre a vida é que é fascinante”, brinca o diretor, em depoimento ao documentário.
Na próxima quinta-feira (30/9), às 19h30, a Mostra apresentará ainda a mesa de debates “Produção de cinema no Brasil”, com Renata Paschoal, atriz e produtora de Oliveira, Priscilla Rozenbaum, atriz, roteirista, assistente de direção e companheira de Oliveira, e Marcelo Leme, diretor de cinema e curador de audiovisual no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas.
No dia 07 de outubro (quin) será a vez do Cineclube do Vagão 98 se reunir para uma conversa risonha e franca sobre a obra de Domingos Oliveira. No site do Vagão 98 você pode se inscrever para participar do cineclube, que está retomando suas atividades com a realização da Mostra.
A Mostra Domingos Oliveira 85 anos tem o apoio de: Cinecipó - Belo Horizonte-MG; Festival de Fama - Alfenas-MG, Fama-MG; Mostra Audiovisual de Cambuquira (MosCa) - Cambuquira-MG; Fundação Cultural de Varginha - Varginha-MG; Gato Cinza - Varginha-MG; Marginárlia Filmes - Campanha-MG; Instituto Moreira Salles - Poços de Caldas-MG.
Canais na Internet:
www.fortefilmes.com.br
https://www.youtube.com/vagao98
@vagao98
Mais informações: comunicacao@vagao98.org
PROGRAMAÇÃO
Mesas e filmes serão exibidos ao vivo no canal do YouTube do Vagão 98. Os filmes poderão ser vistos, por até 48h, em link ofertado pela produtora.
28/9 (ter) 20h30 - Exibição online de “BR 716” (2016, 80’)
Classificação: Livre
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: Esta é uma fábula sobre a boêmia copacabanense que terminou no Golpe de 64. No auge do samba-canção de Antônia Maria e Dolores Duran, um grupo de amigos descobre a vida e os amores e ao mesmo sente algo pesado e obscuro se formando na atmosfera. Uma boêmia apaixonada e desvairada como nunca houve outra.
Com: Glauce Guima, Caio Blat, Sophie Charlotte, Maria Ribeiro, Lívia de Bueno, Álamo Facó, Sérgio Guizé, Renata Paschoal e Pedro Cardoso.
Prêmios no 44º Festival de Gramado: Melhor Filme; Melhor Diretor (Domingos Oliveira); Melhor Atriz Coadjuvante (Glauce Guima) e Melhor Trilha Musical.
28/9 (ter) 22h00 - Mesa online “A obra de Domingos Oliveira”, com Glauce Guima e convidados, com mediação de Lelo de Brito.
30/9 (quin) 19h00 - Mesa online “Produção de cinema”, com Renata Paschoal (Forte Filmes), Priscilla Rozenbaum e Marcelo Leme (IMS de Poços de Caldas-MG).
02/10 (sáb) 20h30 - Exibição online de “Todo Mundo tem Problemas Sexuais” (2008, 80’)
Classificação: 14 anos
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: As dificuldades sexuais de divertidos e diferentes casais. Baseado na peça homônima de Domingos Oliveira e Alberto Goldin. O filme apresenta, com bom humor, situações intrincadas, em meio a reflexões sobre a vida íntima.
Com: Pedro Cardoso, Maria Paula, Priscila Rozenbaum, Ludmila Rosa, Orã Figueiredo e Ricardo Kosovski.
07/10 (quin) - Mesa virtual “Cineclube Vagão 98”, sobre a obra de Domingos Oliveira, com Keilla Petrin e Eduardo Biaso.
9/2 (sáb) 20h30 - Exibição online do documentário “Domingos” (2009, 71’), de Maria Ribeiro.
Classificação: Livre
Direção: Maria Ribeiro
Sinopse: O cotidiano de Domingos de Oliveira, um dos mais importantes diretores de cinema e teatro no cenário brasileiro na segunda metade do século XX.
PARCEIROS DIVULGADORES
Cinecipó - Belo Horizonte-MG; Festival de Fama - Alfenas-MG, Fama-MG; Mostra Audiovisual de Cambuquira (MosCa) - Cambuquira-MG; OffCine - Varginha-MG; Cine Maz Fest - Varginha-MG; Fundação Cultural de Varginha - Varginha-MG; Gato Cinza - Varginha-MG; Marginárlia Filmes - Campanha-MG; Instituto Moreira Salles - Poços de Caldas-MG.
Fundação Cultural Vagão 98
Praça Vivaldi Leite Ribeiro, 98, 3º piso, Centro. Lambari-MG CEP: 37.480-000
Fone: (35) 99811-4308