Estação Ferroviária de Caxambu
V. F. Sapucaí (1891-1910) Rede Sul-Mineira (1910-1931) Rede Mineira de Viação (1931-1965) V. F. Centro-Oeste (1965-1972) | ||
CAXAMBU Município de Caxambu, MG (Veja a cidade) | ||
Linha da Barra - km 112,128 (1960) | MG-0159 | |
x | Inauguração: 15.03.1891 | |
Uso atual: depósito | sem trilhos | |
Data de construção do prédio atual: c. 1948 | ||
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados. | ||
A ESTAÇÃO: A estação de Caxambu foi inaugurada em 1891, como ponta de uma curta linha que vinha de Soledade. Somente em 1895 foi prolongada até Baependi e em 1910 juntou-se a Barra do Piraí constituindo a linha da Barra. Foi construída originalmente a alguns metros da atual, num nível um pouco mais baixo. Junto a ela uma vila de casas se formou. Por volta de 1948, a antiga estação foi derrubada e em seu lugar, um pouco mais acima, foi construída a atual. A linha foi recuada para a parte anterior da nova estação: ACIMA: Esperando o embarque na estação antiga de Caxambu (Acervo Ubirajara Ribeiro Martins de Souza). originalmente a linha passava onde hoje é a rua da frente da fachada. "Ao passear pelo Parque das Águas em Caxambu notei a presença de antigos trilhos, os quais vão desde uma portaria de ACIMA: O bondinho que fazia o transporte na linha dentro do parque, linha esta ligada à estação da RMV (Autor desconhecido). ABAIXO: Linhas ainda existentes dentro do parque, em outubro de 2007 (Fotos Antonio A. Gorni). (ver foto). Em 1972, a linha foi desativada entre Soledade e Aiuruoca; em 1974, a estação desativada transformou-se em estação rodoviária. Mais tarde, a construção de uma nova rodoviária ao lado dela transformou-a em abrigo para táxis. Está lá, até hoje. Na antiga plataforma, foi construída uma adicional, para abrigo de ônibus. "O trem do qual me lembro que passava aqui era o Pau D'água, que seguia de Soledade para Barra do Piraí, um misto, às 5:30 da manhã. Ele retornava à noite. Também havia outro, que passava às 8 e fazia a linha Cruzeiro-Baependi. A RMV desativou a linha porque ela dava prejuízo: ela mesmo atrasava por meses o pagamento de seus empregados" (Sinval Mangia, 06/2003, ex-charreteiro e hoje motorista de taxi em Caxambu). (Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2003; Ubirajara Ribeiro Martins de Souza; Antonio A. Gorni; Wanderley Duck; Sinval Mangia, 2003; Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti: Lembranças do Brasil - As Ferrovias nos Cartões Postais e Álbuns de Lembranças, 2005; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) | ||
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rmv_linha_barra/caxambu.htm