AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 17 de abril de 2013


Análises comprovam contaminação em represas de Poços de Caldas - MG


Índice de coliformes fecais está acima do permitido pelo Conama
 
Análises do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e do Departamento Municipal de Eletricidade (DME) apontaram que as represas Bortolan e Rolador, em Poços de Caldas (MG), estão contaminadas. Os exames mostram que a presença de coliformes fecais na água está acima do permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O monitoramento dos índices de contaminação das águas foi intensificado em 2011. Na época, foi registrada uma grande mortandade de peixes na Represa Bortolan e o fato chamou a atenção de moradores e autoridades. Depois de várias análises, foi confirmada a contaminação. No entanto, a represa é um dos principais pontos turísticos da cidade, muito usada em passeios de escuna, lanchas, pedalinhos e até para a pesca esportiva.

“Isso é ruim para o turismo na cidade, porque o turista chega aqui e sente esse cheiro forte na água. É peixe morrendo, tem que ter uma solução”, diz o comerciante Aparecido Patrocínio Damião, dono de um restaurante às margens da represa.

Diante dessa situação, a Prefeitura de Poços de Caldas (MG) anunciou que vai dar início a um trabalho de recuperação da qualidade das águas nas represas Bortolan e Rolador. Placas informando que a água é imprópria para banho e consumo serão colocadas como forma de alerta. O Dmae vai realizar todas as semanas a coleta de amostras de água nas duas represas até que os índices de contaminação sejam reduzidos.

Análise Comprovam contaminação em represas de Poços de Caldas-MG.

“A água contaminada pode causar doenças na pele, diarreia entre outros problemas. Então a gente pede para evitar os banhos até o resultado completo da análise sair”, explica a supervisora da área de tratamento de água Ana Maria Ferreira.

De acordo com o prefeito de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço, também serão identificadas as causas da contaminação nos ribeirões da cidade e técnicos irão fazer um trabalho de recuperação. Ainda de acordo com o prefeito, a água das minas e a água captada para o abastecimento da cidade não apresentaram problemas.

A resolução Conama determina que pelo menos 80% das amostras de água analisadas apresentem uma contagem de bactérias inferior a mil por cem mil de amostra para que a qualidade da água para banho seja considerada satisfatória
Do G1 Sul de Minas

Fonte: Coordenadoria da Bacia do Rio Grande