Palace Hotel - Caxambu

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Prefeitura de Baependi assina Convênio do Caminho Religioso



Na manhã de ontem 12 de dezembro de 2013, o Secretário de Turismo e Meio Ambiente de Baependi Filipe Condé Alves, esteve na Serra da Piedade, representando o Prefeito Municipal de Baependi Marcelo Faria Pereira, para a assinatura do Convênio do Caminho Religioso da Estrada Real. 
Desenvolvido pela Secretaria de Estado Turismo de Minas Gerais, inspirado no consagrado Caminho de Santiago de Compostela, o CRER se justifica a partir de um levantamento da intensidade do turismo religioso no país e nos atrativos de Minas Gerais.



Nesse contexto e após a Beatificação de Nhá Chica, Baependi é um dos principais atrativos desse caminho peregrino que liga a Padroeira de Minas Gerais à Padroeira do Brasil. 
O Caminho Religioso da Estrada Real abrange um total de 86 municípios, sendo 37 localidades na Rota Principal e 49 localidades na área de influência do projeto, possuindo aproximadamente 1.033 quilômetros. Os turistas poderão percorrer o caminho a pé, de bicicleta ou a cavalo. Para proporcionar a maior segurança serão disponibilizados mapas e guias. Os romeiros poderão retirar passaportes de realização do percurso para preencher com carimbos conseguidos ao longo do trajeto a fim de gerarem um certificado de conclusão da Rota Religiosa conforme o número de carimbos obtidos. Os passaportes estarão disponíveis nas paróquias dos municípios que fazem parte do CRER.


Até abril de 2014 serão instalados 1.771 totens de sinalização que vão indicar não apenas os caminhos, mas também a infraestrutura existente no trajeto, tais como hotéis, pousadas e restaurantes.