O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foi agraciado, no dia 5 de junho, com o Prêmio Lide de Meio Ambiente 2014, na categoria Gestão Pública Ambiental. A homenagem foi recebida pelo coordenador do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais (Nucam), Carlos Eduardo Ferreira Pinto, durante o 5º Fórum mundial de meio ambiente promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A premiação é destinada a organizações e empresas que realizam projetos ambientais no Brasil e demonstram preocupação com a sustentabilidade, a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais do país, além do exigido pela legislação. Cerca de 350 lideranças empresariais e políticas, pesquisadores e organizações socioambientais buscaram trocar experiências de gestão durante o Fórum que, em 2014, teve como tema central "Sustentabilidade e desenvolvimento: qual agenda possível?", fortalecendo o objetivo de debater e propor a inserção de novas práticas sustentáveis no país.
O Nucam, criado como órgão de apoio às promotorias de Justiça de Minas em casos de grande complexidade, foi reconhecido por suas iniciativas em prol do crescimento econômico e do desenvolvimento social do estado, com respeito à sustentabilidade e à defesa ambiental. Segundo o coordenador do Nucam, “conflitos que dificilmente poderiam ser resolvidos em instâncias administrativas ou judiciais passam por um processo de geração de conhecimento técnico-jurídico intensivo e qualificado, a partir do qual, soluções, alternativas e medidas efetivas de conservação e recuperação ambiental são indicadas e estabelecidas, na grande maioria dos casos, de forma consensual”.
Para Carlos Eduardo, “a indicação ao Prêmio Lide de Meio Ambiente coloca o Nucam ao lado de outros projetos de excelência, o que representa um reconhecimento da qualidade e do profissionalismo do trabalho realizado. O recebimento de outros prêmios, como o da Fundação SOS Mata Atlântica, pelo empenho do MPMG no combate ao desmatamento no estado, é um indicador de que estamos caminhando de forma sólida e equilibrada para atingir a compatibilização do desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente”.
O governador do Paraná, Beto Richa, entregou o prêmio e ressaltou a necessidade de se promover um desenvolvimento econômico aliado à conservação ambiental. “Mais que uma necessidade, a preservação do meio ambiente é uma obrigação e uma prática dos governos e da sociedade civil”, afirmou.
Entre os homenageados, o fotógrafo Sebastião Salgado; Lélia Deluiz Wanick Salgado, cofundadora e presidente do Instituto Terra; e Niéde Guidon, arqueóloga responsável pela criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Em nome dos agraciados, Salgado agradeceu e reforçou a mensagem de preservação do meio ambiente: "atrás de nós existe um planeta quase destruído. Precisamos fazer a nossa parte e preservar aquilo que ainda está intacto", alertou o fotógrafo, que já doou 125 mil euros, por meio de um leilão de uma câmera, e colaborou com a plantação de 50 mil árvores.
Fonte: Coordenadoria da Bacia do Rio Grande