JUDÔ SUL MINEIRO ENTRE OS MELHORES DO BRASIL
A Liga Sul Mineira de Judô selecionou seus melhores atletas nas três etapas do Circuito Sul Mineiro de Judô/2.011 já realizadas (Machado – 03/04, Baependi -15/05 e Caxambu – 12/06) e os enviou para participar da VII Copa Minas de Judô, no Ginásio do Minas Tênis Clube em Belo Horizonte-MG, representando a Academia Matsunaga de Judô que é filiada à FMJ.
A competição, que aconteceu sábado e domingo (9 e 10/7) na Arena Vivo, no Minas I, reuniu 1527 atletas, recorde da competição, representando 104 instituições esportivas de 20 estados brasileiros, nas categorias Mirim, Infantil, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Sênior, no Masculino e Feminino. O evento também foi comemorativo aos 50 anos da Federação Mineira de Judô.
A Belo Dente/Minas venceu o Festival de Judô Professor Albano Pinto Corrêa Filho/VII Copa Minas de Judô, com 287 pontos e 17 medalhas de ouro, 14 de prata, 11 de bronze e oito quintos lugares, contando com Luciano Corrêa, Hugo Pessanha, Nacif Elias, Nathália Brígida, Daniel Santos e Alex Pombo, todos da Seleção Brasileira. Atrás da equipe minastenista na classificação geral ficou a equipe Reação, do Rio de Janeiro, com 151 pontos (quatro ouros, 11 pratas, 15 bronzes e cinco quintos lugares), e o Pinheiros, de São Paulo, que fez 147 pontos (nove medalhas de ouro, cinco de prata, nove de bronze e seis quintos lugares).
A Delegação Sul Mineira foi chefiada pelos Senseis Luiz Cláudio Farinazzo (Presidente Interino – 2º Dan – Árbitro) de Caxambu, Nelson Matsunaga (Diretor Adminsitrativo – 3º Dan - Árbitro) de Pouso Alegre, Alexandre Braz Carneiro (Técnico – 1º Dan) de Itajubá e Fernando Henrique Magalhães (Técnico – 1º Dan) de Poço Fundo. A equipe que contou com a participação de judocas de Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Guaxupé, Juruaia, Poço Fundo, Varginha, Caxambu, Baependi e Juiz de Fora ficou com o 12º lugar com 03 medalhas de Prata ( Larrisson Luan da Silva – Sub 13 – Meio Pesado; Bruna Silva Maciel Ribas – Sub 15 – Meio-Médio; Nathalia Santos Borges – Sub 20 – Leve) e 06 medalhas de Bronze (Savanna de Souza Campos – Sub 17 – Meio Leve; Mirely Cristina Xavier – Sub 20 – Meio Pesado; Taylor Machado Airton – Sub 20 – Pesado; Adila Rafaelle P Santos – Sênior – Meio Médio e Jennifer Braz Carneiro – Sub 17 - Meio Médio e Sub 20 – Meio Leve) Um ótimo resultado considerando o alto nível da competição, pois em algumas categorias havia mais de 60 atletas inscritos de equipes como Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Flamengo, Universidade Castelo Branco e muitas outras. Para se ter idéia da grandiosidade da competição basta lembrar que o Campeonato Brasileiro de Futebol é disputado por 20 clubes, com aproximadamente 600 atletas em vários meses e a Copa Minas em apenas dois dias com mais de 1.500 judocas de 104 equipes. O Sensei Farinazzo, que participou do corpo de arbitragem junto com o Sensei Matsunaga, comentou: “ No sábado a competição começou as 9 h e terminou as 22:30 h e no domingo foi das 09 h às 17:30 h. Um verdadeiro programa de índio, mas somos da tribo”.
A Liga Sul Mineira promove agora dos dias 26 a 30 de julho, em Poços de Caldas o Kangueiko – Treinamento de Inverno, com 07 horas de treinos diários, sob a supervisão dos Senseis Shuhei Okano – 9º Dan e Mitsuhisa Matsuo – 5º Dan. E já no dia 07 de agosto será disputada a IV Etapa do Circuito em Itamonte.
L.C. Farinazzo
L.C. Farinazzo