AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Educadores de Minas Gerais se reúnem para discutir práticas pedagógicas e educacionais

Profissionais das redes estadual e municipais de ensino participam do “Dia D”, realizado nesta quarta-feira, em diversas escolas do interior do Estado
Sandra Prado
Educadores da Escola Professor Alfredo Galdinho, em Paraguaçu, participaram das discussões
Educadores da Escola Professor Alfredo Galdinho, em Paraguaçu, participaram das discussões

Dia de pensar o presente planejando o futuro da educação em Minas Gerais. Durante esta quarta-feira (7), os alunos não circulam pelos ambientes escolares, mas continuam sendo o foco dos educadores mineiros. Em vez das aulas, professores e equipes pedagógicas se reúnem nas escolas para discutirem os resultados em avaliações educacionais, as metodologias de ensino e adequar o Plano de Intervenção Pedagógica. A data em que são suspensas as atividades letivas é conhecida como “Dia D – Toda escola deve fazer a diferença” e é realizada nas redes estadual e municipais de ensino do interior de Minas Gerais.
Em Sete Lagoas, na região central do Estado, a Escola Estadual Prefeito Zico Paiva aproveita o momento educacional para analisar os desempenhos da instituição e dos alunos no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). A partir deste estudo, a unidade de ensino aproveita a data para elaborar projetos que possam contribuir para a aprendizagem dos estudantes nas diversas disciplinas que cursam.
“Em nossa escola, ‘o Dia D’ conta com a participação de engenheiros de uma universidade da nossa cidade. Eles vão nos auxiliar no planejamento e na construção de uma horta geométrica. A ideia do espaço foi uma forma que pensamos para trabalhar os conteúdos de Biologia, Ciências Humanas e Matemática com os nossos alunos”, destaca o diretor da instituição, Denis Dutra.
A escola conta com 1.471 alunos dos ensinos fundamental e médio e, há dois anos, era considerada estratégica, uma vez que necessitava de maior atenção devido ao número de alunos que não havia atingido o nível recomendável de desempenho nas avaliações educacionais. Atualmente, de acordo com a direção da escola, a instituição é um dos destaques da Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas nas avaliações e o que tem contribuído para esse avanço educacional é a realização de diversos projetos.
Para a professora de Biologia, Edirlene Pereira Gonçalves Fernandes, o projeto da Horta Geométrica, que será apresentado no sábado (10) para a comunidade escolar com o ‘Dia D – Toda a comunidade participando’, também vai contribuir com o repasse de diversos valores cidadãos aos alunos da educação básica. “Além de deixar a escola mais bonita, os alunos utilizarão materiais recicláveis para cercar os canteiros de plantação e serão orientados para questões de sustentabilidade”, conta.
Na Zona da Mata, os educadores da Escola Estadual Olympio Araújo, no município de Rio Novo, ressaltaram, durante a realização do “Dia D”, as contribuições do evento no último ano. “Nossa escola vem crescendo pouco a pouco e o ‘Dia D’ contribui para isso. Uma das coisas que discutimos no ano passado e que trouxe muito benefícios para a nossa escola foi ressaltar a importância das reuniões para planejamento dos educadores. Depois disso, os professores passaram a valorizar mais o momento reservado para organizar as atividades escolares e discutir as práticas desenvolvidas”, lembra a supervisora Mariza Peres Puliero.
A realização do ‘”Dia D” em Belo Horizonte e na Região Metropolitana da capital também tem data marcada: será no dia 21 de agosto. O dia para a promoção do evento nessas escolas foi escolhido devido à realização de um encontro com todos os diretores da rede estadual da grande Belo Horizonte, organizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Quem vive esse importante momento educacional deixa a dica. “Para essa reunião, estamos utilizando o Plano de Intervenção Pedagógica do ano passado e gráficos com os resultados das avaliações. A partir deles estamos analisando os pontos positivos e as dificuldades da nossa escola. O ‘Dia D’ é um momento de fazer uma reflexão e uma avaliação”, conclui o diretor da Escola Estadual Professor Alfredo Galdinho, em Paraguaçu, no sul de Minas, Júlio Cesar Souza.