Educadores de Minas Gerais se reúnem para discutir práticas pedagógicas e educacionais
Profissionais das redes estadual e municipais de ensino participam do “Dia D”, realizado nesta quarta-feira, em diversas escolas do interior do Estado
Sandra Prado
Educadores da Escola Professor Alfredo Galdinho, em Paraguaçu, participaram das discussões
Dia de pensar o presente planejando o futuro da educação em Minas Gerais. Durante esta quarta-feira (7), os alunos não circulam pelos ambientes escolares, mas continuam sendo o foco dos educadores mineiros. Em vez das aulas, professores e equipes pedagógicas se reúnem nas escolas para discutirem os resultados em avaliações educacionais, as metodologias de ensino e adequar o Plano de Intervenção Pedagógica. A data em que são suspensas as atividades letivas é conhecida como “Dia D – Toda escola deve fazer a diferença” e é realizada nas redes estadual e municipais de ensino do interior de Minas Gerais.
Em Sete Lagoas, na região central do Estado, a Escola Estadual Prefeito Zico Paiva aproveita o momento educacional para analisar os desempenhos da instituição e dos alunos no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). A partir deste estudo, a unidade de ensino aproveita a data para elaborar projetos que possam contribuir para a aprendizagem dos estudantes nas diversas disciplinas que cursam.
“Em nossa escola, ‘o Dia D’ conta com a participação de engenheiros de uma universidade da nossa cidade. Eles vão nos auxiliar no planejamento e na construção de uma horta geométrica. A ideia do espaço foi uma forma que pensamos para trabalhar os conteúdos de Biologia, Ciências Humanas e Matemática com os nossos alunos”, destaca o diretor da instituição, Denis Dutra.
A escola conta com 1.471 alunos dos ensinos fundamental e médio e, há dois anos, era considerada estratégica, uma vez que necessitava de maior atenção devido ao número de alunos que não havia atingido o nível recomendável de desempenho nas avaliações educacionais. Atualmente, de acordo com a direção da escola, a instituição é um dos destaques da Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas nas avaliações e o que tem contribuído para esse avanço educacional é a realização de diversos projetos.
Para a professora de Biologia, Edirlene Pereira Gonçalves Fernandes, o projeto da Horta Geométrica, que será apresentado no sábado (10) para a comunidade escolar com o ‘Dia D – Toda a comunidade participando’, também vai contribuir com o repasse de diversos valores cidadãos aos alunos da educação básica. “Além de deixar a escola mais bonita, os alunos utilizarão materiais recicláveis para cercar os canteiros de plantação e serão orientados para questões de sustentabilidade”, conta.
Na Zona da Mata, os educadores da Escola Estadual Olympio Araújo, no município de Rio Novo, ressaltaram, durante a realização do “Dia D”, as contribuições do evento no último ano. “Nossa escola vem crescendo pouco a pouco e o ‘Dia D’ contribui para isso. Uma das coisas que discutimos no ano passado e que trouxe muito benefícios para a nossa escola foi ressaltar a importância das reuniões para planejamento dos educadores. Depois disso, os professores passaram a valorizar mais o momento reservado para organizar as atividades escolares e discutir as práticas desenvolvidas”, lembra a supervisora Mariza Peres Puliero.
A realização do ‘”Dia D” em Belo Horizonte e na Região Metropolitana da capital também tem data marcada: será no dia 21 de agosto. O dia para a promoção do evento nessas escolas foi escolhido devido à realização de um encontro com todos os diretores da rede estadual da grande Belo Horizonte, organizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Quem vive esse importante momento educacional deixa a dica. “Para essa reunião, estamos utilizando o Plano de Intervenção Pedagógica do ano passado e gráficos com os resultados das avaliações. A partir deles estamos analisando os pontos positivos e as dificuldades da nossa escola. O ‘Dia D’ é um momento de fazer uma reflexão e uma avaliação”, conclui o diretor da Escola Estadual Professor Alfredo Galdinho, em Paraguaçu, no sul de Minas, Júlio Cesar Souza.