AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Infográficos apresentam principais resultados sobre o IDH dos municípios mineiros

Novas ferramentas, divulgadas nesta semana pelo Escritório de Prioridades Estratégicas, estão disponíveis no Portal Minas em Números
O Governo de Minas, por meio do Escritório de Prioridades Estratégicas, disponibilizou nesta semana quatro infográficos que ajudam a compreender melhor os dados sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), divulgados no último mês - clique aqui para acessar os infográficos. O índice é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
O IDHM, importante para subsidiar políticas públicas, foi divulgado no final de julho pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e com a Fundação João Pinheiro (FJP) e é resultado de um detalhado estudo econômico e social do país. O índice avalia, a partir das informações do Censo Demográfico (IBGE), o nível de escolaridade, a expectativa de vida e a renda per capita de todos os municípios brasileiros a cada dez anos.
Os resultados apontam que, de forma geral, Minas Gerais teve uma melhoria de 37% na educação, 10% de aumento na longevidade e 7% de crescimento na renda per capita entre 2000 e 2010. O diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, destaca o avanço dos municípios mineiros. "Saímos de uma condição, em 1991, em que tínhamos mais de 90% de municípios com IDHM muito baixo para nenhum nessa condição em 2010. Na outra ponta, passamos a ter mais de 90% dos municípios com IDHM médio ou alto e os outros 10% com IDHM muito alto", avalia.
Segundo André Barrence, os indicadores demonstram o acerto no direcionamento das ações do Governo de Minas, de fazer o estado avançar sem deixar ninguém para trás. “Além de elevarmos o nível geral, conseguimos reduzir drasticamente a desigualdade entre os piores e os melhores”, completa. De fato, o estudo aponta que a diferença entre o município com maior IDHM e aquele com o menor índice caiu de 116% para 54% entre 2000 e 2010.
A publicação dos infográficos demonstra o interesse do Governo de Minas em disponibilizar ferramentas cada vez mais inovadoras e de fácil assimilação aos cidadãos, traduzindo dados muitas vezes complexos em importantes suportes para a análise de políticas públicas. Consulte os infográficos no Portal Minas em Números e conheça outros indicadores do estado.