Palace Hotel - Caxambu

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

BACIA DO RIO GRANDE: USINA DE CAMARGOS TAMBÉM VIVE SITUAÇÃO CRÍTICA POR FALTA D´ÁGUA
Usina parou turbina por causa da seca 

A reportagem é da Gazeta de São João del-Rei - confira a matéria completa em: 

Primeiro foi a Usina Hidrelétrica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais. 
Agora é Camargos, em Itutinga, que pede socorro. 


Usina Hidrelétrica de Camargos sofre com seca histórica. Reservatório opera com 0,5% da sua capacidade – Foto Deividson Costa/Divulgação 

Com chuvas que não ultrapassaram a média de 10mm na região nos últimos sábado e domingo e nível de reservatório que já chegou a apenas 0,5% de sua capacidade, a estação teve uma turbina desligada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no início da semana e pode ter outra com operação suspensa nos próximos dias.

A notícia veio pouco mais de três meses após o Comitê Hidrográfico do Alto Rio Grande ter anunciado que o nível da Represa de Camargos, uma das 13 barragens que compõem o complexo hídrico, havia alcançado os piores índices em dez anos, chegando a ficar 12 metros abaixo de seu índice habitual. Na época, o grupo estipulava que a situação só seria normalizada em dois anos. Com a persistência da seca, porém, esse prazo foi prolongado e a expectativa pelo fim da estiagem aumentou.

Abastecimento em Lavras
 
A Bacia Hidrográfica do Rio Grande começa em Bocaina de Minas e se estende até a divisa entre MG e São Paulo. Seu curso abastece, com isso, cerca de 9 milhões de pessoas em mais de 390 cidades, contando com 13 barragens. Com essa matemática, a bacia responde por 25% do abastecimento nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Algo que também já foi afetado.

Em um grupo de debates na internet, usuários da cidade de Lavras alegam que em alguns pontos da cidade a água só chega em períodos específicos do dia. Algo que se repete, segundo o presidente do Comitê Hidrográfico do Alto do Rio Grande, Cláudio Oliveira, em Itutinga. Em entrevista ao Estadão, ele afirmou que 100 mil pessoas sofrem com a escassez de água nesses municípios e arredores. 

Fonte: Coordenadoria da Bacia do Rio Grande