Palace Hotel - Caxambu

sábado, 22 de novembro de 2014

FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO 2014” SE DESPEDE DE CAXAMBU COM TRÊS ÓTIMAS ATRAÇÕES

“Caravana da Palhaça Rubra” tem apresentação na lona no Parque das Águas; “Jogando no Quintal” na lona em frente ao estádio Jorge Curi. Tem também Oficinas Circenses no Parque das Águas



Depois de uma semana de sucesso, o Festival Mundial do Circo 2014 em Caxambu entra na reta final com duas apresentações no domingo, dia 23: “Caravana da Palhaça Rubra” e “Jogando no Quintal”. E tem também mais um dia de Oficinas Circenses abertas ao público em geral. As apresentações acontecem nas duas lonas instaladas, uma no Parque das Águas (ao lado do Rinque) e outra em frente ao Ginásio Jorge Curi; já as oficinas acontecem no Parque das Águas. As atrações vão movimentar a cidade, fechando com chave de ouro a programação de espetáculos, oficinas e mostra de filmes, que mais uma vez foi otimamente recebida pelo público.

“Caravana da Palhaça Rubra”, (23/11, às 11h, na lona no Parque das Águas), é um espetáculo interativo em que todos são músicos, atletas e palhaços, numa mistura de música, humor, improviso e artes circenses como acrobacia, equilíbrio e malabares.

Já “Jogando no Quintal”, (23/11, às 16h, na lona em frente ao Ginásio Jorge Curi), é um dos espetáculos de humor de maior sucesso no Brasil. Um jogo de improvisação feito por palhaços-atletas com toda a ambientação de uma partida de futebol: hino, clube, placar, bandeiras, juiz, jogadores e torcida!


CARAVANA DA PALHAÇA RUBRA (Brasil)
Classificação: Livre. Duração: 50min.

Dia: 23 de novembro (Domingo).
Horário: 11h.
Local: Lona armada no Parque das Águas (ao lado do Rinque).
Atenção: Senhas serão distribuídas 1h antes do espetáculo. Lotação máxima: 250 lugares.

A “Caravana da Palhaça Rubra” é uma caravana moderna à moda antiga, movida pela mais alta tecnologia humana! Altamente interativo, o espetáculo mistura música, humor, improviso e artes circenses como acrobacia, equilíbrio e malabares, envolvendo a plateia em todos os momentos para criar apresentações que são sempre únicas. Rubra é a mestre de cerimônias dessa trupe onde todos são músicos, atletas e palhaços, combinando suas habilidades para criar e recriar esquetes clássicas e contemporâneas de circo.
Com: Lu Lopes, Fernando Paz e Danilo dal Farra.
Lu Lopes (Palhaça Rubra) - Atualmente apresenta pelo Brasil a Série de Aventuras Musicais da Palhaça Rubra incluindo os shows: “Rubra Pop Show”, O Carnaval da Rubra, A Quadrilha da Rubra, Rubra  Natalino, Show de Variedades da Mesma Coisa,com músicas de sua autoria. Trabalhou como arte educadora na Casa do Teatro durante nove anos,  desenvolvendo uma linguagem musical para o Teatro infanto-juvenil. Foi integrante da Cia. Jogando no Quintal e do grupo Doutores da Alegria, levando a arte do palhaço musical a crianças  hospitalizadas. Participou do espetáculo A Banda e da Companhia Nova Dança  4, estes dois últimos dirigidos por Cristiane Paoli Quito. Ao Lado de Eugênio La  Salvia (o palhaço Manjericão) e Marco Gonçalves (o palhaço Fonseca), integra a  Banda Gigante, que, ao final de 2007 lançou seu primeiro Cd, produzido por Arto  Lindsay,com participação especial do Grupo Barbatuques e de Arnaldo  Antunes.


JOGANDO NO QUINTAL (Brasil)
Classificação: 12 anos. Duração: 80min.

Dia: 23 de novembro (Domingo)
Horário: 16h.
Local: Lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi.
Atenção: Senhas serão distribuídas 1h antes do espetáculo. Lotação máxima: 800 lugares.

O “Jogando no Quintal” é um dos espetáculos de humor de maior sucesso no Brasil. Trata-se de um jogo de improvisação feito por palhaços-atletas com toda a ambientação de uma partida de futebol: hino, clube, placar, bandeiras, juiz, jogadores e torcida! O espetáculo é realizado por dois times, um árbitro e uma banda de músicos-palhaços, que cria sons e melodias ao vivo. O que faz o jogo ser tão especial é o fato de todas as cenas serem criadas na hora por meio de temas sorteados ou sugeridos pela plateia.
Com Cia. do Quintal
Cia. do Quintal - A Companhia do Quintal, dirigida por César Gouvêa, existe desde 2002, dedicando-se, sobretudo, à pesquisa e ao diálogo das técnicas da Improvisação e do Palhaço. A companhia possui cinco espetáculos em seu repertório, representando o país em vários festivais da Europa e América Latina. É bastante conhecida pelo seu primeiro trabalho, o espetáculo “Jogando no Quintal - jogo de improvisação de palhaços”, que ainda permanece em cartaz desde de sua criação em 2002 e que já foi visto por mais de 300.000 mil pessoas .Por ser um dos espetáculos pioneiros no teatro de improviso no Brasil, se converteu em uma importante referência e inspiração para muitos grupos que surgiram na última década.



FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO 2014 - CAXAMBU

De 18 a 23 de novembro, moradores de Caxambu, região e turistas vão acompanhar uma programação especialmente elaborada e toda gratuita em apresentações de espetáculos, oficinas, exposição de fotos e mostra de filmes. É o Festival Mundial de Circo, que aporta em Caxambu pela segunda vez e, com o sucesso do ano passado, traz novidades: a lona instalada em frente do Ginásio Jorge Curi dobra de tamanho, e mais uma lona será montada na cidade, no Parque das Águas (ao lado do Rinque).

Palhaços, malabaristas, equilibristas, trapezistas, acrobatas, músicos, dançarinos e improvisadores vão contagiar a cidade com as cores, a alegria, a descontração e as brincadeiras da arte milenar do circo, programa ideal para as crianças e para toda a família.



FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO


O Festival Mundial de Circo foi o vencedor do Edital de Chamamento Público realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, que incentiva a realização de festivais culturais no interior do Estado. Até 2015 o Festival Mundial de Circo terá apoio financeiro para a realização das edições na cidade de Caxambu/MG. “O apoio durante esse período é fundamental para conseguirmos realizar o Festival de forma planejada”, relata Fernanda Vidigal, coordenadora do evento.

A primeira edição em 2013 em Caxambu foi sucesso de público, superando as expectativas dos realizadores do evento. Em pesquisa realizada junto ao público presente na edição de 2013, destacam-se alguns números interessantes:

- 68% dos entrevistados reconheceram que o Festival promove a divulgação de Caxambu e 19,1% afirmam que o evento gera recursos financeiros para o município.
- 54,7% do total dos entrevistados declararam ser a primeira vez que participavam de um evento de artes cênicas.
- Em relação ao Festival, nota-se que os espetáculos/atrações são o grande motivador para a frequência/participação do público (84% dos entrevistados).
- A média de avaliação do Festival como um todo foi de 9,4 (numa escala de 10 pontos).

O resultado dessa pesquisa revela um quadro bastante favorável para o evento, seja como incentivo à cultura, seja como fomento ao turismo. Outro dado interessante é que a maioria dos pesquisados tem a pretensão de participar de uma nova edição do Festival Mundial de Circo.

Histórico

Primeiro e o maior do gênero no país, o Festival Mundial de Circo - FMC garantiu destaque na agenda dos grandes festivais de artes cênicas do Brasil já em sua primeira edição, em setembro de 2001. Recebeu o prêmio “Gentileza Urbana”, concedido pelo IAB/MG (Instituto dos arquitetos do Brasil) e ao longo de sua trajetória obteve apoio e chancela de órgãos e instituições importantes como a UNESCO, Ministério da Cultura, FUNARTE, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, entre outros.

Em suas quatorze edições – de 2001 a 2014 - o festival contou com a participação dos maiores nomes do circo mundial (como o circo americano Ringling Bross e o internacionalmente conhecido Cirque du Soleil) além de artistas e grupos de diversos países, entre eles Argentina, Uruguai, Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Kênia, Ghana, Rússia, França, Portugal, Inglaterra, Itália, Bélgica, Espanha, Cuba e de todas as partes do Brasil.


Serviço:
FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO 2014
DE 18 A 23 DE NOVEMBRO – CAXAMBU - MG
Espetáculos, Oficina, Exposição, Mostra de Filmes
Locais e horários – ver programação
Entrada Franca
Outras informações: www.festivalmundialdecirco.com.br
Contato para entrevistas:
Fernanda Vidigal - Telefone: 31 3225-7521/ 9994-2925
Assessoria de Imprensa: Astronauta Comunicação
Adilson Marcelino – 31 8875-4527