Palace Hotel - Caxambu

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PERFORMANCES DE ALTO RISCO E SUCESSOS MUSICAIS DOS ANOS 70 EM “CHOCOBROTHERS” NO “FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO 2014” EM CAXAMBU

Amanhã, sábado, dia 22, o público vai se divertir com o espetáculo "Chocobrothers" (Espanha/Brasil), atração que alia performances de alto risco aos sucessos musicais dos anos 70.
"Chocobrothers" tem apresentação única na lona instalada no Parque das Águas (ao lado do Rinque), às 16h
Já na lona instalada em frente ao Ginásio Jorge Curi, o último dia para o Espetáculo de Variedades.




Apresentação única na lona do Parque das Águas

“Chocobrothers” é a atração de sábado, dia 22, do Festival Mundial do Circo 2014 em Caxambu. “Chocobrothers” é um espetáculo do Brasil e da Espanha com performances de alto risco e cenas nostálgicas que relembram os grandes sucessos musicais dos anos 70.

 “Chocobrothers”  terá apresentação única amanhã, dia 22, sábado, às 16h, na lona instalada no Parque das Águas (ao lado do Rinque).

Também no sábado, a última apresentação do “Espetáculo de Variedades”, às 20h, na  lona instalada em frente ao Ginásio Jorge Curi.

A diversão é garantida e a entrada é franca.
CHOCOBROTHERS (Brasil/Espanha)
Classificação: Livre. Duração: 50min.

Dia: 22 de novembro (sábado).
Horário: 16h.
Local: Lona armada no Parque das Águas (ao lado do Rinque).
Atenção: Senhas serão distribuídas 1h antes do espetáculo. Lotação máxima: 250 lugares.

Precisão, projeção, poder e prazer, são maneiras de definir a atuação desses três personagens tão carismáticos: Brian, o glamoroso apresentador; Jenifer, a dançarina empolgada e James, o “quase” rei da acrobacia. Juntos prometem deixar o público literalmente sem ar, com performances de alto risco e cenas nostálgicas que relembram os grandes sucessos musicais dos anos 70.

Concepção, roteiro e elenco: Guga Carvalho, Silvia Compte e Montanha Carvalho.
Guga Carvalho  - Radicado na Espanha, começou sua carreira artística como trapezista na Cia Los Galindos. Em seguida, levou suas palhaçadas para os 5 continentes, em mais de 20 países, entre Canadá, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Vietnan, Sri Lanka, Guiné Equatorial e Líbano, entre tantos outros. Também foi, professor, diretor e técnico de diversas companhias como, LaMinima, Grupo Fractons, Cia. Nau de Ícaros, Irmãos Sabatinos, entre outros.

Silvia Compte  - Estudou na Escola Nacional de Circo de Moscou, e na Escola Nacional de Circo do Rio Janeiro. Também trabalhou no Circo Plot, Circ Crac, e Família Ramirez, com os quais recebeu alguns prêmios importantes, como: Prêmio de Melhor Espetáculo de rua no Festival internacional de Calle de Valladolid - Espanha (2002), e o cobiçado Prêmio Le Bouchon d’Or no Festival Coup de Chauffe em Cognac – França (2003).

Montanha Carvalho - Desde 2004 integra o Grupo Namakaca, que em 10 anos de trabalhos na área circense, criou os espetáculos: É Nóis na Xita(Palco Giratório 2011; Prêmio de Melhor Espetáculo de Rua do Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora 2008), Zé Preguiça (Prêmio de Melhor Espetáculo Infantil do 12o Cultura Inglesa Festival 2008) e Besouro Mutante (Edital Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2009).


FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO 2014 - CAXAMBU
ATRAÇÕES


De 18 a 23 de novembro, moradores de Caxambu, região e turistas vão acompanhar uma programação especialmente elaborada e toda gratuita em apresentações de espetáculos, oficinas, exposição de fotos e mostra de filmes. É o Festival Mundial de Circo, que aporta em Caxambu pela segunda vez e, com o sucesso do ano passado, traz novidades: a lona instalada em frente do Ginásio Jorge Curi dobra de tamanho, e mais uma lona será montada na cidade, no Parque das Águas (ao lado do Rinque).

Palhaços, malabaristas, equilibristas, trapezistas, acrobatas, músicos, dançarinos e improvisadores vão contagiar a cidade com as cores, a alegria, a descontração e as brincadeiras da arte milenar do circo, programa ideal para as crianças e para toda a família.

Na programação do Festival Mundial de Circo 2014, em Caxambu, o público poderá conferir o “Espetáculo de Variedades” (20 a 22/11, às 20h, na lona em frente ao Ginásio Jorge Curi), atração especialmente criada para o Festival Mundial do Circo 2014, que reúne artistas do Brasil, Espanha e Colômbia. Estarão em cena uma banda de música ao vivo, equilibristas, trapezistas, acrobatas e um mestre de cerimônias muito especial.
Também na agenda, “Olga, a Pulga”(21/11, às 18h, na lona no Parque das Águas), espetáculo brasileiro que está encantando crianças e adultos em várias partes do país com a divertida palhaça Guadalupe e sua pulga amestrada Olga. Outro destaque é o  “Chocobrothers”, (22/11, às 16h, na lona no Parque das Águas), espetáculo do Brasil e da Espanha, com performances de alto risco e cenas nostálgicas que relembram os grandes sucessos musicais dos anos 70.

Já a “Caravana da Palhaça Rubra”, (23/11, às 11h, na lona no Parque das Águas), é um espetáculo interativo em que todos são músicos, atletas e palhaços, numa mistura de música, humor, improviso e artes circenses como acrobacia, equilíbrio e malabares. E ainda “Jogando no Quintal”, (23/11, às 16h, na lona em frente ao Ginásio Jorge Curi), um dos espetáculos de humor de maior sucesso no Brasil. Um jogo de improvisação feito por palhaços-atletas com toda a ambientação de uma partida de futebol: hino, clube, placar, bandeiras, juiz, jogadores e torcida!

A programação do Festival Mundial de Circo 2014, em Caxambu, é formada também por uma Mostra de Filmes, (18 a 23/11, às 14h, no Cine Caxambu), que ocupará o Cine Caxambu com filmes em que o Circo é o tema central, além de uma exposição de fotos.

Já para aqueles que querem conhecer um pouco mais de perto o fazer da arte circense, a programação oferecerá três oficinas:“Oficina de Palhaço”(18 a 20, de 9h as 13h), com Rodrigo Robleño; “Oficina Construção de Malabares” e “Oficina Circuito de Modalidades Circenses”(22 e 23, no Parque das Águas, a partir das 10h), ambas  com a Trupe Gaia.



FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO


O Festival Mundial de Circo foi o vencedor do Edital de Chamamento Público realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, que incentiva a realização de festivais culturais no interior do Estado. Até 2015 o Festival Mundial de Circo terá apoio financeiro para a realização das edições na cidade de Caxambu/MG. “O apoio durante esse período é fundamental para conseguirmos realizar o Festival de forma planejada”, relata Fernanda Vidigal, coordenadora do evento.

A primeira edição em 2013 em Caxambu foi sucesso de público, superando as expectativas dos realizadores do evento. Em pesquisa realizada junto ao público presente na edição de 2013, destacam-se alguns números interessantes:

- 68% dos entrevistados reconheceram que o Festival promove a divulgação de Caxambu e 19,1% afirmam que o evento gera recursos financeiros para o município.
- 54,7% do total dos entrevistados declararam ser a primeira vez que participavam de um evento de artes cênicas.
- Em relação ao Festival, nota-se que os espetáculos/atrações são o grande motivador para a frequência/participação do público (84% dos entrevistados).
- A média de avaliação do Festival como um todo foi de 9,4 (numa escala de 10 pontos).

O resultado dessa pesquisa revela um quadro bastante favorável para o evento, seja como incentivo à cultura, seja como fomento ao turismo. Outro dado interessante é que a maioria dos pesquisados tem a pretensão de participar de uma nova edição do Festival Mundial de Circo.

Histórico

Primeiro e o maior do gênero no país, o Festival Mundial de Circo - FMC garantiu destaque na agenda dos grandes festivais de artes cênicas do Brasil já em sua primeira edição, em setembro de 2001. Recebeu o prêmio “Gentileza Urbana”, concedido pelo IAB/MG (Instituto dos arquitetos do Brasil) e ao longo de sua trajetória obteve apoio e chancela de órgãos e instituições importantes como a UNESCO, Ministério da Cultura, FUNARTE, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, entre outros.

Em suas quatorze edições – de 2001 a 2014 - o festival contou com a participação dos maiores nomes do circo mundial (como o circo americano Ringling Bross e o internacionalmente conhecido Cirque du Soleil) além de artistas e grupos de diversos países, entre eles Argentina, Uruguai, Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Kênia, Ghana, Rússia, França, Portugal, Inglaterra, Itália, Bélgica, Espanha, Cuba e de todas as partes do Brasil.


Serviço:
FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO 2014
DE 18 A 23 DE NOVEMBRO – CAXAMBU - MGEspetáculos, Oficina, Exposição, Mostra de Filmes
Locais e horários – ver programação
Entrada Franca
Outras informações: www.festivalmundialdecirco.com.br
Contato para entrevistas:
Fernanda Vidigal - Telefone: 31 3225-7521/ 9994-2925
Assessoria de Imprensa: Astronauta Comunicação
Adilson Marcelino – 31 8875-4527