Palace Hotel - Caxambu

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Copa Estrada Real de Handebol 
 Baependi – MG

de 28/10 a 02/11/2014


ADHC – Associação Desportiva Handebol Caxambu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Baependi, realizou no período de 28/10 a 02/11, a “I Copa Estrada Real de Futsal e Handebol”. Os jogos foram realizados no ginásio da Lavrinha e poliesportivo Coreião; onde cerca de 1400 pessoas entre atletas, dirigentes e acompanhantes, vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e cidades Mineiras, que ficaram alojados nas escolas do município e alguns em Pousadas e Hotéis. Os atletas competiram no futsal, nas categorias: Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 20 e Adulto nos naipes feminino e masculino; na modalidade handebol os atletas competiram nas categorias: Infantil, Cadete e Adulto nos naipes feminino e masculino. Foram 05 dias, onde o esporte deu sua contribuição à inclusão social e ao turismo local e regional, divulgando a cidade de Baependi e o Circuito da Estrada Real.


Integrante do Circuito das Águas, localizada no sul de Minas, às margens da Estrada Real, encontra-se Baependi, uma das mais antigas localidades do Estado. 
Situada na Serra da Mantiqueira, possui clima e paisagens especiais, o que a torna um paraíso ecológico, também composto por grande área do Parque Estadual da Serra do Papagaio.  

São mais de 50 cachoeiras, uma delas é inclusive a 4ª maior do país, a Cavalo Baio, com 215m, localizada no cânion de mesmo nome, também um dos maiores do Brasil.
Além disso, o calendário de eventos da cidade é intenso durante todo o ano, com festas de carnaval e Semana Santa, já tradicionais, além do Festival Cante e Conte. 

O turismo religioso também faz de Baependi um importante destino. O Santuário da Serva de Deus atrai centenas de devotos, que aproveitam a oportunidade para visitar o túmulo de Nhá Chica, conhecida como a Santa de Baependi, é reconhecida como Venerável, e que em maio de 2013 foi beatificada pela igreja católica. Para a comunidade local, seu maior patrimônio espiritual.

A Prefeitura Municipal de Baependi através de suas secretarias de Esporte e Turismo deu total apoio à realização do evento, colocando a disposição da organização do evento toda sua logística e dependências. O evento em sua primeira edição despertou grande interesse e entusiasmo dos participantes e comunidade em geral.

O evento que, a partir de 2015, fará parte do calendário de eventos esportivos da cidade de Baependi, oferecendo aos atletas, visitantes e acompanhantes, além da pratica do bom esporte, os prazeres da gastronomia, belezas do turismo local e regional. Foram realizados 71 jogos de Futsal e 53 de Handebol, nos naipes feminino e masculino, o que viu entre os atletas e acompanhantes muita vibração e empolgação, as equipes visitantes além de praticar seu esporte favorito curtiram as belezas de Baependi. 






Waldir Tapetti
Organizador do evento
Presidente da ADHC