Palace Hotel - Caxambu

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Município de Caxambu recebe o Festival Mundial de Circo


Depois do sucesso no ano passado, Caxambu, cidade mineira do Circuito das Águas, vai sediar novamente o Festival Mundial de Circo, tornando-se pela segunda vez a Cidade Oficial do Circo no Brasil. Nesta edição, será apresentada uma programação intensa e gratuita entre os dias 18 e 23 de novembro. Artistas brasileiros e internacionais vão armar o picadeiro na cidade para apresentações de espetáculos, oficinas e mostra de filmes.

Este ano, serão armadas duas lonas onde palhaços, malabaristas, equilibristas, trapezistas, acrobatas, músicos, dançarinos e improvisadores vão contagiar a cidade com as cores, a alegria, a descontração e as brincadeiras da arte milenar do circo, programa ideal para as crianças e para toda a família. A entrada é franca e os espetáculos acontecerão nas lonas montadas em frente ao Ginásio Jorge Curi e no Parque das Águas (ao lado do Rinque), e também no Cine Caxambu.

Belo Horizonte também receberá o Festival Mundial do Circo de 26 a 30 de novembro, que ocupará vários espaços da capital, com programação distinta e que ainda está sendo finalizada.

Atrações

Na programação do Festival Mundial de Circo 2014, em Caxambu, o público poderá conferir o “Espetáculo de Variedades” (20 a 22/11, às 20h, na lona em frente ao Ginásio Jorge Curi), atração especialmente criada para o Festival Mundial do Circo 2014, que reúne artistas do Brasil, Espanha e Colômbia. Estarão em cena uma banda de música ao vivo, equilibristas, trapezistas, acrobatas e um mestre de cerimônias muito especial.

Também na agenda, “Olga, a Pulga”, (21/11, às 18h, na lona no Parque das Águas), espetáculo brasileiro que está encantando crianças e adultos em várias partes do país com a divertida palhaça Guadalupe e sua pulga amestrada Olga. Outro destaque é o “Chocobrothers”, (22/11, às 16h, na lona no Parque das Águas), espetáculo do Brasil e da Espanha, com performances de alto risco e cenas nostálgicas que relembram os grandes sucessos musicais dos anos 70.

Já a “Caravana da Palhaça Rubra”, (23/11, às 11h, na lona no Parque das Águas), é um espetáculo interativo em que todos são músicos, atletas e palhaços, numa mistura de música, humor, improviso e artes circenses como acrobacia, equilíbrio e malabares. E ainda “Jogando no Quintal”, (23/11, às 16h, na lona em frente ao Ginásio Jorge Curi), um dos espetáculos de humor de maior sucesso no Brasil. Um jogo de improvisação feito por palhaços-atletas com toda a ambientação de uma partida de futebol: hino, clube, placar, bandeiras, juiz, jogadores e torcida!

A programação do Festival Mundial de Circo 2014, em Caxambu, é formada também por uma Mostra de Filmes, (18 a 23/11, às 14h, no Cine Caxambu), que ocupará o Cine Caxambu com filmes em que o Circo é o tema central.

Já para aqueles que querem conhecer um pouco mais de perto o fazer da arte circense, a programação oferecerá três oficinas: “Oficina de Palhaço”, (18 a 20, de 9h as 13h), com Rodrigo Robleño; “Oficina Construção de Malabares” e “Oficina Circuito de Modalidades Circenses”, (22 e 23, no Parque das Águas, a partir das 10h), ambas com a Trupe Gaia.

Festival Mundial de Circo

O Festival Mundial de Circo foi o vencedor do Edital de Chamamento Público realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, que incentiva a realização de festivais culturais no interior do Estado. Até 2015 o Festival Mundial de Circo terá apoio financeiro para a realização das edições na cidade de Caxambu/MG. “O apoio durante esse período é fundamental para conseguirmos realizar o Festival de forma planejada”, relata Fernanda Vidigal, coordenadora do evento.

A primeira edição em 2013 em Caxambu foi sucesso de público, superando as expectativas dos realizadores do evento. Pesquisa realizada junto ao público presente na edição de 2013 revela um quadro bastante favorável para o evento, seja como incentivo à cultura, seja como fomento ao turismo. Outro dado interessante é que a maioria dos pesquisados tem a pretensão de participar de uma nova edição do Festival Mundial de Circo.

Serviço:

Festival Mundial de Circo

DE 18 A 23 DE NOVEMBRO – CAXAMBU - MG

Espetáculos, Oficina, Exposição, Mostra de Filmes
Locais e horários – ver programação
Entrada Franca
Outras informações: www.festivalmundialdecirco.com.br


Fonte: Agência Minas