AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Crônica - Paulo Roberto


A ÁFRICA É AQUI

Sobre as copas do mundo de futebol

Paulo Roberto Guimarães Moreira *
A Psicologia está completando 150 anos e o Senhor Ricardo Teixeira descobriu agora que a seleção brasileira, talvez, precise de um psicólogo. Em 508 a. C nascia a democracia na Grécia Antiga, mas o Dunga foi escolhido pela vontade “monárquica” do Senhor Ricardo Teixeira, herdeiro, quase que por laços de sangue, do Senhor João Havelange seu genro. Que organismo é esse a CBF – Confederação Brasileira de Futebol? Qual sua natureza jurídica? Ela está em sintonia com o país que representa? Ela tem legitimidade dada pelo respaldo popular? Não seria apropriada uma CPI para investigar esse órgão? Ou vamos esperar uma decadência à La francesa, ou à italiana?
Dr. Bach descobriu os Florais de Bach no início de século passado. A organização mundial de saúde reconhece essa medicina há mais de 50 anos. Ela não tem efeito colateral. Trabalha todos os estados mentais, emocionais e físicos. Quando será que o esporte brasileiro vai descobrir esse tesouro para se entrar em campo com coragem, clareza mental, confiança em si, amorosamente (até para não “ficar pendurado” ou ser expulso de campo), fé, esperança, pensamento positivo, garra, altruísmo (para não se fazer como fez o jogador Pedro da Espanha que deixou de rolar a bola para seu companheiro com o gol escancarado), e outros atributos indispensáveis para quem precisa alegrar-se e a milhões de compatriotas?
A África é aqui! Estávamos acostumados com a visão estigmatizada do continente africano. O racismo do inconsciente coletivo ainda ajuda a se olhar os países negros com preconceito. Pois bem, a África deixou uma imagem prá lá de positiva nessa copa. Talvez paguem um preço elevado por tanto dinheiro gasto num país que não é como o Brasil, país do futebol. Mas, assim como a auto-estima do Brasil, seu complexo de cachorro vira-latas, dito por Nelson Rodrigues, deixou de existir graças ao futebol, graças a ele também a África do Sul reabilita a imagem de um continente inteiro. A África agora é aqui. Pois a FIFA acaba de dizer que estamos atrasados em tudo para a copa de 2014. Tenho medo mais sabe do que? Da nossa falta de educação, que muitas vezes se traduz em violência.


Brasília, 13 de julho de 2010


* Paulo Roberto Guimarães Moreira é cronista.