AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cerimônia da Água com o Dr. Masuru Emoto
No Parque das Águas de Caxambu

 
O domingo de caxambuenses e turistas que visitaram o Parque das Águas de Caxambu certamente será difícil de esquecer. Numa manhã agradável de céu limpo e com uma magia contagiante aconteceu a Cerimônia da Água, evento organizado pela ONG Reserva Nativa e Associação Amigos do Parque das Águas com apoio da Prefeitura de Caxambu e Caxambu Convention Bureau e Região. A presença do Dr. Masaru Emoto, notório pesquisador japonês que desenvolve há mais de 20 anos estudos sobre a água e suas propriedades, representante de vários organismos internacionais de preservação e estudos sobre os recursos hídricos, levou centenas de pessoas ao Parque das Águas para uma celebração de agradecimento às Águas.

Durante mais de 2 horas, o público presente, estimado em mais de 400 pessoas, assistiu a apresentações musicais e folclóricas de grupos de Caxambu e São Lourenço. A Orquestra de Caxambu, regida pelo maestro Sergio Medeiros, apresentou trechos da Sinfonia das Águas, composta pelo maestro em homenagem às fontes de Caxambu. O Coral Canto das Gerais, de São Lourenço, apresentou números nacionais e internacionais e foi acompanhado pela bateria da Escola de Samba Unidos de Santa Teresa numa inédita performance de sintonia extremamente agradável. O Grupo Folclórico Alma Brasileira apresentou números musicais com os artistas Uan e Marisa cantando temas que mencionavam ícones folclóricos como Iemanjá e Oshum, representada por atrizes do Grupo, numa coreografia da Professora Adriana Morethson. Todos os números estavam em consonância com o tema central do evento que era o agradecimento e a valorização da água, ponto central de todo o trabalho iniciado pelo Dr. Masaru Emoto.

Numa caminhada que se iniciou na Fonte Dona Leopoldina, os participantes eram apresentados às fotos produzidas pelo Dr. Emoto em suas pesquisas com as águas de Caxambu. Em cada parada Dr. Emoto celebrava rituais em homenagem à água, sempre ressaltando a necessidade de uma conscientização cada vez maior com a preservação e a importância do reconhecimento da água como uma “mensagem divina”, e que consequentemente nos aproxima de nossa ligação pessoal com Deus e diretamente com a Paz. Na fonte Mayrink, o Dr. Emoto, nitidamente emocionado lembrou:
- Uma vez escutei que um grande poeta brasileiro escreveu, há quase cem anos, que dessas águas viriam luzes. Eu concordo que as águas e as luzes são as mesmas coisas. Sem a luz não há vida, sem a água também não há vida. Eu entendo que devemos acreditar que a água e a vida são a mesma coisa, isso é muito importante. – disse Emoto, referindo-se a uma citação de Rui Barbosa.

O evento contou com o ritual realizado em outras partes do mundo, como Russia, Israel, EUA e Japão, onde Dr. Masaru entoa cânticos no idioma japonês e reza prece agradecendo as águas. A prece diz: “Água eu sinto. Água me perdoe. Água Obrigado. Água, te amo.” Nesse momento, que contou com a participação conjunta de todos presentes, uma coincidência foi observada e interpretada como “uma resposta das águas”: o Geiser que diariamente jorra água espontaneamente mas sem um horário determinado, jorrou ao mesmo tempo que a música era cantada. Dr Emoto completou:
-Tenho certeza que agora o portal de comunicação está definitivamente aberto e nossas preces serão ouvidas.

Dr. Masaru recebeu das mãos do maestro Sérgio Medeiros as partituras da Sinfonia das Águas, e do Prefeito Luiz Carlos Pinto uma placa que marca sua presença e o agradecimento do povo de Caxambu pelo seu trabalho. Em retribuição, a prefeitura de Caxambu recebeu uma gravura, que na tradição japonesa mostra a forma do Dragão, que é o Deus da água, segurando o planeta, significando a Paz pelas águas. Esta gravura fará parte do acervo do Parque das Águas, por decisão do prefeito Luiz Carlos.

Ao ser entrevistado pela equipe da EPTV, Dr. Masaru Emoto ressaltou que a imagem do Brasil será muito divulgada em virtude da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, e que será uma grande oportunidade para que o mundo conheça as propriedades e o valor das águas de Caxambu, que segundo ele “São únicas em todo o mundo.” Por sua vez o Prefeito Luiz Carlos afirmou que a presença do Dr. Masaru na cidade só vem a contribuir de forma inigualável para a divulgação do nome de Caxambu como maior potencial hidroterápico do mundo.

Ao final, os participantes fizeram um “abraço simbólico” ao monumento que faz referencia a um dos pontos de energia do planeta, as Lay Lines, que percorre grande parte do Parque das Águas, segundo os estudiosos.

O Dr. Masaru Emoto seguiu ainda neste domingo para o Rio de Janeiro e depois para Brasília, onde profere palestras e realiza outra Cerimônia da Água. O evento realizado em Caxambu, foi retransmitido para mais de 200 localidades do mundo, dentro da programação da Global Water Cerimony baseada nos EUA.
Fonte: Prefeitura Minicipal de Caxambu
http://prefeituramunicipaldecaxambu.blogspot.com/
Vale a pena conferir o excelente trabalho fotográfico realizado pelo Assessor de Imprensa da Prefeitura, Zheka Amorin
http://www.flickr.com/photos/imprensacaxambu/sets/72157624582963832/