AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 28 de julho de 2010

SECRETARIA DA SAÚDE INICIA CAMPANHA CONTRA RAIVA ANIMAL

A Secretaria de Saúde de Caxambu, através da equipe de Vigilância Epidemiológica, iniciou no dia 26 de julho mais uma Campanha Anti-Rábica Animal. Serão vacinados animais em todos os bairros da cidade em datas e locais específicos. Toda a população deve procurar os postos instalados nos seus bairros e vacinar seus cães e gatos para o sucesso da campanha.
A campanha ocorrerá sempre nos horários de 8 da manhã às 11:30h, e durante a tarde de 13:00h às 16:30h.
Nesta terça-feira, dia 27, o serviço será oferecido no Bairro Caxambu Velho, em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus. No dia 28 o Bairro atendido será a Vila Santo Antonio, próximo à Fábrica de Biscoitos.
Confira na tabela ao lado os próximos bairros atendidos.
A VACINAÇÃO É GRATUITA!
RAIVA:
A raiva é uma doença infecciosa aguda e letal, caracterizada por sintomas de comprometimento do Sistema Nervoso Central, sob forma de encefalite e/ou paralisias, transmitida aos mamíferos, inclusive ao homem, através da mordedura, arranhadura ou lambedura de cães, gatos ou morcegos que são os mais importantes na cadeia epidemiológica da doença.
O cão é o principal transmissor da raiva em regiões urbanas, porém, em nossa região a disseminação do vírus rábico na população canina está sob controle, em razão do trabalho continuo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde através da vacinação anual.
Para que possamos manter essa situação de controle, é fundamental que a população colabore levando seus animais para serem vacinados e com isso, prevenir a ocorrência de raiva animal evitando que pessoas possam ser contaminadas com o vírus da raiva.
Informações Úteis:
* A partir dos 3 meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados todos os anos, incluindo cadela prenhe, no cio e lactentes;
* Não deixe seus animais soltos na rua;
* Ao sair com seu animal, mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia;
* Nunca provoque um animal;
* Não toque em animais estranhos, feridos ou que estiverem se alimentando.
Em caso de acidentes:
Ocorrendo acidentes por mordedura, arranhadura ou lambedura de cães e gatos:
* Lavar imediatamente o ferimento com água corrente, sabão ou detergente;
* Procurar o serviço de saúde;
* Identificar o animal agressor e seu proprietário;
* Observar se o animal permanece sadio por 10 dias.
SECRETARIA DE SAÚDE DE CAXAMBU
Vigilância Epidemiológica