Audiência Pública debate segurança na cidade
Em sua 3ª edição este ano, a "Audiência Pública" promovida pela Câmara de Vereadores de Caxambu debateu o tema Segurança Pública.
O primeiro a se apresentar foi o Sr. Paulo César Presidente do Conselho de Moradores do bairro Santa Cruz. Ele cobrou aumento de patrulhamento da Polícia não só no bairro como em toda cidade.
Na seqüência a fala foi da Delegada de Polícia da cidade Dra. Simone Alhadas. Ela começou definindo as atribuições da Polícia Civil e a importância da mesma dentro da Segurança Pública. Lembrou que são os policiais civis os primeiros a garantirem os diversos direitos do cidadão como a retirada da identidade, carteira de habilitação, licenciamento de veículos, além de realizarem todo o processo de investigação dos diversos delitos cometidos.
A Delegada destacou que o trabalho é sempre feito em equipe e que hoje o número de policiais em Caxambu está reduzido e que o plantão é regionalizado devido ao pequeno número de policiais nas diversas delegacias em todo o Estado.
Cobrou das autoridades mais viaturas, mais equipamentos e claro um efetivo maior. Pediu ainda apoio da população lembrando que o cidadão também é responsável e pode e deve colaborar com o Policia, seja denunciando os crimes ou sendo testemunha de uma ocorrência; pediu que o cidadão olhe o policial como parceiro.
Alertando sobre Caxambu a Delegada lembrou que o tráfico de drogas tem afetado um grande número de pessoas na cidade, mas que mesmo assim o município não registra altos índices de violência: apenas um homicídio em 2012.
Outros números apresentados: 323 inquéritos concluídos em 2012, 82 atendimentos de violência doméstica; mais de 1.900 Boletins de Ocorrência registrados entre outros.
Ela sugeriu ainda a implantação de políticas públicas para melhorar a segurança na cidade, entre as quais: um mediador de conflitos, câmeras de segurança, internação compulsória de dependentes químicos, políticas preventivas e aumento do efetivo.
Hoje na delegacia de Policia de Caxambu atuam apenas uma delegada, 3 escrivães, 5 investigadores e mais 5 funcionários de serviços diversos.
O Presidente da Câmara agradeceu os esclarecimentos e lembrou que os vereadores estão atentos e trabalhando junto a outras esferas de Governo para buscar a ampliação do quadro de policiais civis na cidade. O vice- presidente Clóvis Almeida lembrou que está em preparação na Casa Legislativa um projeto de Lei de sua autoria para que sejam instaladas câmeras de segurança externas em estabelecimentos onde já existem sistemas de monitoramento o qual vai colaborar com as policias na hora de investigar um crime, pois as mesmas poderão resgatar imagens das diversas ruas da cidade.
Em seguida falou o Capitão da Polícia Militar Leandro Castilho Campos. Ele lembrou que além da Policia Militar e da Policia Civil outras instituições colaboram com a segurança pública como a Cemig ao manter a iluminação dos logradouros funcionando, as diversas ações sociais que trazem benefícios as famílias mais carentes, entre outros.
Ele disse que percebe que a participação popular no auxilio do trabalho da Polícia é mesmo pequeno, e que todos os cidadãos podem colaborar passando informações através do 190 e ou Disk Denúncia 181.
O capitão citou alguns números referentes ao trabalho da PM na cidade: em 2012 foram 381 notificações de trânsito, 4.745 abordagens, das quais 23 se transformaram em prisão de suspeitos,
Ele falou em ações prevenção como o programa PROERD realizado nas escolas com crianças do 5° ano em diante. Lembrou que é possível a implantação, com apoio dos cidadãos, do Programa Rede Vizinhos Protegidos, além de ações junto as associações Comunitárias.
Também destacou a Patrulha Escolar como ação preventiva e lembrou que Caxambu foi beneficiado com uma viatura e que quatro policiais já estão sendo treinados para este trabalho.
Ele lembrou ainda que atualmente são 18 PMS na cidade e que anos atrás eram mais de 42. Que o objetivo é conseguir fazer com que a corporação passe de Pelotão para Cia o que ampliaria o quadro de policiais na cidade.
O Presidente da Câmara parabenizou o trabalho da PM e colocou os Vereadores a disposição para qualquer apoio que seja necessário.
O Vereador Fábio Curi perguntou ao Capitão se ele achava que a implantação de uma guarda municipal na cidade seria algo importante. O comandante da PM disse que apesar de ter que passar pela Legislação necessária, treinamentos específicos entre outros a implantação de uma guarda municipal, no que se refere a proteção patrimonial e auxilio com agentes de trânsito seria de bom grado desde que num processo correto de implantação.
O vice - presidente Clóvis Almeida questionou se a Prefeitura tem feito os repassas de recursos já autorizados pela Câmara e o Capitão disse que sim, a PM está recebendo tais recursos.
O vereador Denílson comentando o número de policias disse que antes todos tinham uma sensação maior de segurança com a presença mais constante da polícia na cidade e nos bairros e que hoje vemos menos policiais nas ruas.
A reunião ainda contou com a participação na Tribuna do Sr. José Julio da Secretaria de Saúde de Caxambu que falou sobre as diversas políticas públicas de prevenção ao uso de drogas, e como que as mesmas ao receberem apoio do Legislativo podem ajudar na diminuição da criminalidade. Que o objetivo do trabalho é cuidar do cidadão e que aproveitava a oportunidade para pedir o apoio na criação do Conselho Antidrogas, no que foi totalmente atendido pelos vereadores.
No final o cidadão Sr. José Maria também falou concordando com as apresentações anteriores de que o cidadão precisa mesmo de uma maior participação apoiando ações e colaborando com as autoridades para o aumento da segurança pública.
Fonte: Câmara Caxambu