AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Caxambu traça estratégias para atrair mais turistas





Golden Tulip, no centro da Capital, terá 408 apartamentos e centro de convenções com capacidade para 3 mil pessoas/Divulgação
Caxambu, no Sul de Minas, tem chamado a atenção. A cidade, que pertence ao Circuito das Águas, tem visto seu turismo crescer. Além dos atrativos naturais, ela tem sediado vários eventos. 

Em julho de 2013, por exemplo, o município recebeu o Festival Internacional de Circo, que roubou os olhares de amantes da arte de todo o mundo. Agora, a cidade pretende aumentar em 50% o número de visitantes durante o feriado de Carnaval. São esperadas 22,5 mil pessoas para os cinco dias de folia.

O chefe de gabinete e secretário de Turismo em exercício de Caxambu, Claudinei Bruno da Silva, garante que tem aumentado muito a procura de turistas pela cidade, mas não soube especificar o índice de crescimento registrado nos últimos anos. Ele explica que o município tem recebido um grande número de eventos dos mais variados setores, o que tem atraído os visitantes. Segundo ele, em 2013, os principais foram o Festival Internacional de Circo, que aconteceu em julho, e o Encontro de Corais, em setembro.


Esses foram os principais eventos. Eles aumentaram muito o fluxo de turistas em Caxambu no ano passado", diz Silva. Ele também destaca o Carnaval como uma data importante. Em 2013, a cidade recebeu 15 mil pessoas nesse feriado. " a melhor festa da região e vem muita gente para cá", observa. Com uma programação musical que inclui desde marchinhas no Parque das Águas e desfile de escolas de samba até o Baile da Saudade, voltado para a terceira idade, o município tem expectativa de receber 22,5 mil pessoas este ano, 50% a mais que o exercício passado.

Ocupação - O Hotel Glória, o mais tradicional da cidade, deve registrar 100% de ocupação durante o Carnaval de 2014. O gerente do hotel, Alexandre Moura, afirma que este ano acontecerão festas nos salões do prédio histórico que abriga o empreendimento que resgatam os antigos carnavais que já ocorreram ali. De acordo com ele, 90% dos 145 aparatamentos já estão reservados e a expectativa é de que todas as suítes sejam ocupadas.

Em 2013, o Hotel Glória registrou sua maior taxa de ocupação média dos últimos quatro anos, quando o Grupo Engecom assumiu o controle acionário. "Nós tivemos recorde de ocupação com 45% de média", comemora Moura. Ele atribui o resultado positivo aos inúmeros investimentos feitos no hotel ao longo desses anos.

Mais de R$ 9 milhões já foram investidos em melhorias, sempre procurando manter as características clássicas, como a arquitetura inspirada nos traços espanhóis, com a recuperação dos arcos e das vigas de madeira maciça, dos móveis de marchetaria em marfim e de vitrais franceses e belgas, entre outros detalhes. Com os aportes o empreendimento ganhou novos espaços de lazer e teve todos os apartamentos reformados.


Alavanca - Moura reconhece, porém, que os inúmeros eventos que aconteceram na cidade em 2013 contribuíram para subir a taxa de ocupação. Além dos já citados por Silva, ele ainda enumera o Festival de Inverno e o Caxambuteco, uma espécie de "Comida di Buteco" que acontece na cidade. "O Hotel Glória também é um hotel de eventos corporativos e isso atraiu muitas empresas para cá. Ao longo de 2013, nós realizamos 30 eventos nas dependências do hotel, o que ajudou a aumentar a ocupação", afirma.

Para 2014, a expectativa é de que a ocupação média do Hotel Glória suba para 50%. Para alcançar a meta, Moura conta com os eventos que estão sendo realizados na cidade e também com aqueles realizados no hotel. Ele informa que, para o período da Copa do Mundo, está sendo fechado um acordo com uma das patrocinadoras da seleção de Honduras para que 150 clientes dessa empresa fiquem hospedados no hotel. "Nossa localização, próxima a Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro está sendo determinante para fechar essa parceria. Nós vamos disponibilizar telões em todos os jogos e ainda vamos oferecer passeios turístico pela região."



Julia Duarte

Do Diário do Comércio