AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Secretaria de Estado de Turismo

CAXAMBU - CIRCUITO DAS ÁGUAS
BREVE HISTÓRICO
Teleferico para o Morro Caxambu
Caxambu é um dos bons destinos turísticos de Minas. Muito tranquila, esta tradicional estância hidromineral oferece uma atmosfera sempre saudável e aprazível aos seus visitantes. Ali, os turistas se sentem à vontade, descansam e se aproveitam das águas medicinais. O Parque das Águas, onde estão as doze fontes de água mineral de alto poder diurético e desintoxicante, cada uma delas com diferentes propriedades químicas, é um dos atrativos mais procurados. Há, ainda, o gêiser das estâncias hidrominerais que jorra água quente três vezes por dia. A famosa estância detém a maior concentração de águas carbogasosas do planeta.

O artesanato do município é um atrativo à parte. Possui boa variedade de produtos em palha, sisal, bambu, tapetes e colchas artesanais. No vestuário, destacam-se: malhas, bordados, tricô e crochê. Mas, vale a pena experimentar os deliciosos licores de frutas, a boa aguardente, os doces, compotas e queijos dos produtores locais. Os eventos também movimentam Caxambu. Entre os principais, destacam-se: a Festa da Cidade; a Caxambuai, uma animadíssima festa junina; a Gincana de Férias, atividades esportivas e muitas brincadeiras das quais participam equipes formadas pela comunidade e pelos turistas; e a Festa de Nossa Senhora dos Remédios. A história do município remonta ao século XVIII. A primeira sesmaria obtida no lugar denominado Cachambum, data de 1711. Anos mais tarde, um morador da Fazenda do Caxambu teve a idéia de construir ali uma capela. Enquanto aguardava a autorização para tal, acabou surgindo um povoado no local então destinado a futura capela. Só em 1748 é que se concede a permissão para a construção da capela dedicada a Nossa Senhora dos Remédios. Na época, esta localidade pertencia à freguesia de Baependi. 

Segundo a tradição, foi em 1814 que as primeiras fontes de água mineral foram descobertas. Em 1861, as terras com as fontes foram desapropriadas pelo governo da província. A fama dos poderes curativos e afrodisíacos das águas minerais de Caxambu se propagou tão rapidamente que, já em 1868, lá chegaram D. Isabel e o Conde d’Eu, em busca da cura da esterilidade da princesa. Na ocasião, na presença do casal, foi lançada a pedra fundamental dedicada a Santa Isabel, rainha da Hungria. No dia 16 de setembro de 1901, pela Lei nº 319, o povoado foi elevado à vila e, em 1915, à cidade. Hoje, para quem quer descansar, experimentar o poder das águas e as boas opções de lazer, Caxambu é o lugar perfeito.
Fonte: Portal Descubraminas

ATRATIVOS NATURAIS:
Parque das Águas “Lysandro Guimarães”: Único lugar do mundo a encontrar em um só local, 12 fontes de água mineral com propriedades químicas diferentes uma das outras. Diariamente de 7h às 18h – Balneário Hidroterápico - de 3ª a sábado de 8h30m às 12h e de 15h às 17h, domingo somente pela manhã – Tel: 3341.3999 Av. João Carlos 100. Centro
  
Teleférico para o Mirante do Morro do Caxambu: 1.080m - saída da Rodoviária diariamente de 7h às 18h. Apresenta bela vista panorâmica do Parque das Águas.

Represa Volta Grande: BR-267 - 5km

Represa das Laranjeiras: BR-354 – 11km

Porta das Águas: Rua 25 de Dezembro, 756 – B. Caxambu Velho / Tel. 3341.0319

Chácara das Rosas: Rua dos Beija Flores, s/nº - Belvedere / Tel: 3341.0319

Chácara das Uvas

ATRATIVOS HISTÓRICOS / CULTURAIS:
Corporação Musical “Sagrado Coração de Jesus”
Museu Histórico
Igreja de Santa Isabel da Hungria: Estilo neogótico.  Tombado pelo patrimônio histórico, destaca-se um altar feito em madeira trabalhada onde fica a imagem de Santa Isabel. R. Princesa Isabel, s/nº.

Matriz de Nossa Senhora dos Remédios: Em estilo gótico, é palco das grandes celebrações religiosas da cidade.

Praça XVI de Setembro: Praça com amplos jardins floridos, bancos, árvores frondosas e cortada pelo córrego Bengo. Tombado pelo patrimônio histórico.
 
EVENTOS:
Exposição Agropecuária
IV Encontro de Congadeiros de MG
 – Parque de Patinação do Parque das Águas
Festival de Dança: Centro de Convenções
Caxambuai: Centro de Convenções – Tel. 3341-1298
Folia de Reis: (2 a 6 janeiro)
Carnaval: móvel
Semana Santa: móvel
Motetos: cantos sacros: (abril)
Jogos abertos de Caxambu: (junho) – Ginásio Poliesportivo Júlio Garcia / Av. Camilo Soares, s/nº.
Festas Juninas: (junho) – Pça. 16 de Setembro
Inverno Quente: (13 de julho) – Parque das Águas
Gincana de Férias: (julho)
Festa da Primavera: (agosto)
Aniversário da cidade: (16 de setembro)

Caxambu


Secretaria de Estado de Turismo - MG