AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 8 de fevereiro de 2014

OPERAÇÃO CONJUNTA DA POLÍCIA MILITAR E POLÍCIA CIVIL NA CIDADE DE AIURUOCA RESULTA EM APREENSÃO DE ARMAS DE FOGO

No dia 06Fev14, quinta feira, a Polícia Militar em Aiuruoca realizou operação conjunta  com a Polícia Civil, e apreendeu drogas, munições e 05 armas de fogo durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em duas residências.
Durante as buscas em uma casa no centro da cidade, de propriedade de um artesão de 23 anos e do pai dele, um aposentado de 65 anos, foram localizados 01 porção de maconha, 01 porção de sementes da mesma,  01 revólver calibre 38 registrado, 01 cartucheira, 02 polveiras, 02 canos de espingardas e 03 munições calibre 38 sendo 02 intactas e uma deflagrada, 01 munição calibre 24 deflagrada, 01 munição de uso restrito as forças armadas calibre 50 e restos de animais da fauna silvestre.
Em outras residência, também no centro da cidade, após o Mandado de Busca ser apresentado ao proprietário, um comerciante de 53 anos, este entregou à PM uma espingarda calibre 38 e 03 munições intactas de mesmo calibre. Durante buscas na área externa da casa foram localizadas 03 redes e chumbos para pesca.
Todos os autores foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil juntamente com os materiais encontrados. O artesão foi preso em flagrante e os outros dois suspeitos foram ouvidos e liberados, após o pagamento de fiança.

 

Armas apreendidas em 06Fev14

Já no dia 07Fev14, sexta feira, dando continuidade a operação, em um sítio da zona rural do município, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, foram localizadas e apreendidas mais 03 armas de fogo, sendo estas 01 carabina calibre .38, 01 revólver calibre .38 e uma espingarda marca  BOITO, calibre 12 . Logo ao ser apresentado o mandado ao proprietário, um aposentado de 64 anos, este disse possuir as 03 armas, para segurança pessoal e da família, e que as armas são registradas, apresentando as armas e registros aos policiais, porém foi constatado que os registros estavam com validade expirada. O autor foi preso e encaminhado a Delegacia  de Polícia Civil, juntamente com os materiais, onde foi ouvido e liberado, logo após o pagamento de fiança.

A integração entre a Polícia Militar e Polícia Civil na AISP 414, responsável pela Promoção da Paz Social em 07 cidades (Aiuruoca, Bocaina de Minas, Carvalhos, Liberdade, Passa Vinte, Seritinga e Serranos) tem demonstrado excelentes resultados e nos últimos meses culminou com a apreensão de armas de fogo, drogas, recuperação de produtos de furto, além da prisão de vários suspeitos de crimes e apreensão de veículos e outros materiais de procedência duvidosa.

O PORTE ILEGAL DE ARMAS É CRIME.
Quando alguém é denunciado por posse ilegal de arma de fogo, a Polícia irá verificar a veracidade da denúncia e sendo constatado a existência de armas ilegais, estas são apreendidas e as pessoas que as detêm presas em flagrante e se condenado, com base na Lei Federal 10826/03, a pena é de detenção de 1 a 3 anos mais a multa, independente de ser réu primário ou não. Caso ele tenha bons antecedentes, residência fixa e estar trabalhando, a pena pode ser modificada para a prestação de serviços comunitários. Para isto é necessário contratar um advogado e entrar com pedido de Habeas Corpus e modificação da pena para isto. 
Veja o Art. 12 da Lei 10826/03 -> Art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa:
        Pena – detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Se a arma ou munição forem de uso proibido ou restrito, a situação fica ainda pior, pois não será possível o pagamento de fiança e a pena passa a ser de RECLUSÃO DE 03 (TRÊS) A 06 (SEIS) ANOS, e multa, conforme prevê o artigo 16 da citada Lei.
A polícia está sempre estimulando a entrega de armas de fogo, através da realização constante de “Campanha do Desarmamento”.
Se você possui armas de fogo em situação irregular, faça contato com a Polícia Militar e Polícia Civil de sua cidade e verifique como fazer para entregar a arma  e desta forma evitar problemas com a justiça.


Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional do Pelotão PM de Aiuruoca