AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Conexão Fitness CDR - por Camila Dela Rosa 
(Giro do Wal)
A importância da natação para bebês

Há séculos, os bebês de todo o mundo vêm se deleitando com água, mas o desenvolvimento formalmente estruturado de aulas de natação para bebês é fenômeno recente. Muitas culturas que nos precederam formaram-se ao redor da água; povos indígenas que moravam perto de rios e lagos como os da Polinésia, África, Austrália e tribos das bacias dos rios Amazonas e Orenoco desenvolveram técnicas de natação para crianças que até hoje surpreendem.
Com o aumento do conhecimento a respeito de fisiologia e psicologia do desenvolvimento constatou-se que o aprendizado da natação podia fazer parte do crescimento dos indivíduos tanto quanto o caminhar. Assim, alguns países chegaram mesmo a criar programas específicos de natação para bebês tornando-os obrigatórios.
Inicialmente enfrentado críticas, a prática da natação para bebês foi sendo gradualmente aceita, devido a seus inúmeros benefícios detectados através de pesquisas e estudos realizados em vários países ao longo dos anos. Assim, sabe-se hoje, que a natação para bebês é importante porque:
• A água proporciona ao bebê, pelo simples fato de estar nela, a possibilidade de praticar grande variedade de posturas e movimentos o que estimula seu desenvolvimento;
• Melhora a condição cardiovascular dos bebês;
• Aumenta a atividade bronquial, beneficiando principalmente os asmáticos;


• A água ajuda a melhorar a coordenação, dando ao bebê a possibilidade de exercitar o equilíbrio e balanço de seu corpo, preparando-o para desenvolver suas habilidades posteriores;
• Reduz enfermidades infantis em 75%, enriquecendo o desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social;
• Estimula o apetite; os bebês comem e dormem melhor;
• Ao aprender a mover-se na água por si mesmos, os bebês aumentam sua independência e autoconfiança, o que lhes dá segurança;
• Amplia o contato físico com os pais e não apenas aprofunda os laços afetivos, mas também as formas de comunicação e percepção sensorial entre pais e filhos, instrutores e alunos.
Há muitas outras razões para ensinar os bebês a nadar:


1. Os bebês com menos de um ano adaptam-se mais rapidamente à água e à presença e contato com a mãe ou o instrutor (denominados transmissores da vivência aquática) do que as crianças maiores. A sensação que a água provoca é similar à que viviam no ventre materno. “Nadaram” durante nove meses! Para o recém-nascido, o mundo terrestre é frustrante, pois não lhe permite mover-se de acordo com sua vontade. Já dentro do meio aquático, ele poderá mover-se e interagir com a água por si mesmo, sentindo o meio ambiente como algo agradável.



Veja a continuação desta coluna
Acesse o Giro do Wal: